Você pode ter o melhor produto digital que a internet já viu, mas se você não souber como transmitir essa ideia para a sua audiência da melhor maneira, dificilmente as vendas vão cair do céu. É por isso que narrativas envolventes costumam fazer sucesso – você como consumidor(a) pode confirmar essa teoria, se já comprou algo graças aos bons argumentos que foram apresentados. Essa habilidade de contar histórias focada em vendas é justamente o que vamos buscar explicar para você hoje: afinal, o que é storytelling?
Storytelling é uma famosa técnica narrativa que conta histórias por meio de um enredo envolvente e personagens cativantes com o objetivo de chamar a atenção do leitor e despertar sentimentos de empatia, identificação e curiosidade. Essa proximidade acaba resultando em um aumento das vendas, já que o cliente se sente mais convencido e confiante em realizar a compra.
Essa técnica pode ser aplicada em diferentes tipos de conteúdo, como anúncios, e-mails, blogposts e redes sociais. E como estamos rodeados de uma enorme quantidade de conteúdos, vale a pena apostar em estratégias que possam ajudar você a se destacar frente a seus concorrentes e não ser apenas mais um produto digital.
O que é storytelling
Para entendermos bem o termo, nada como olhar a tradução: storytelling é a “ação de contar ou escrever histórias”. E quando o objetivo é vender algo, é preciso ir além da criação narrativa.
Essa técnica está sendo cada vez mais usada no marketing digital, por ser uma maneira de comunicar uma ideia com palavras e recursos visuais em uma narrativa com começo, meio e fim. Uma estratégia poderosa para estabelecer um bom relacionamento com leitores e potenciais clientes, algo que sabemos ser muito valioso no mercado digital.
E se você está se perguntando por que contar uma história pode ajudar nas vendas do seu produto digital, a resposta é relativamente simples: nosso cérebro tem mais facilidade para reter histórias do que para reter dados. Isso acontece pois narrativas assim acabam ativando partes do cérebro associadas à visão, som, gosto e movimento, o que pode influenciar no momento de escolher entre um produto e outro.
Dados também são importantes, é claro, mas entenda que histórias podem humanizar certo produto ou serviço ao aproximar a marca e consumidor. Ao se identificar com a sua história, o potencial cliente percebe que segue os mesmos passos e assim consegue visualizar como o seu produto digital é uma solução eficiente. Ou seja, esse consumidor entende que você, como criador desse infoproduto, passou por um problema e agora tem a solução.
Consegue perceber essa dinâmica?
Se você ainda não se convenceu, vamos deixar aqui três motivos para você começar a estudar mais sobre o que é storytelling e colocar essa técnica em prática para melhorar as vendas do seu produto digital:
#1 Conexão mais forte entre pessoas e produtos – é mais fácil a gente se sentir conectado quando a mensagem é contada por meio de uma história envolvente e emocionante. Essa identificação, além de ajudar a conquistar, vai também ajudar a fidelizar clientes.
#2 Uma maneira mais sutil de promover o produto digital – propagandas invasivas não são mais tão bem aceitas entre os consumidores. Assim, o storytelling ajuda a deixar essa divulgação mais humanizada, real e sutil.
#3 Engajamento – ter uma audiência engajada é o que todo empreendedor digital deseja. Afinal, quanto mais engajamento, mais reconhecimento sua marca e seus produtos terão.
8 dicas para aplicar o storytelling em seus conteúdos
Conheça os tipos de storytelling
Podemos dizer que não existem regras para o storytelling, mas para você ter como base, é importante saber que existem dois grandes tipos. A jornada do herói é o tipo mais comum e certamente você já se deparou com textos assim. Basicamente o “herói” sai da sua zona de conforto e soluciona um problema. Uma jornada não linear e repleta de desafios que vai valorizar tudo o que o personagem conquistou.
Outro tipo é quando o autor busca mostrar que é igual ao leitor. “Eu entendo você, eu passei pelo que você está passando, eu tenho os mesmos sonhos…”. Com esse tipo de conexão é natural que a pessoa queira descobrir como você encontrou a solução – e consequentemente pode comprá-la.
Conheça a sua audiência
Para saber que tipos de histórias a sua audiência vai se identificar, é preciso ir além de informações mais gerais, como gênero, idade e cidade. O mais importante de tudo é identificar a dor da sua audiência, que problemas ela enfrenta e como o seu produto digital será a melhor solução. Vale a pena estudar mais sobre o assunto para conseguir elaborar a persona do seu produto digital.
Crie títulos chamativos
O título ou a primeira frase de um anúncio, por exemplo, é o que precisa chamar mais atenção, já que é a primeira coisa que olhamos. Você precisa fazer com que o leitor engate a leitura e tenha curiosidade de continuar a saber mais sobre o que você tem a dizer. Gatilhos mentais podem ajudar nessa escrita.
Use dados para embasar sua narrativa
Falamos anteriormente que o nosso cérebro tem mais facilidade para reter histórias do que dados, mas é possível integrar os dois e deixar o storytelling ainda mais persuasivo. Isso acontece pois, além do fator emocional, o leitor vai perceber que a história está embasada em dados reais, e isso gera mais confiança. Busque por dados de fontes oficiais, órgãos de pesquisa ou use seus próprios dados de desempenho.
Conte a história em etapas
Para prender a atenção da sua audiência, a sua história precisa ter início, meio e fim, assim como em livros, filmes e séries. Veja algumas etapas que vão ajudar a construir a sua narrativa:
- Tenha uma boa introdução, apresentando os personagens e o contexto, assim o leitor começa a se familiarizar e a se identificar com a história.
- Desenvolva as consequências das atitudes tomadas pelo personagem e como elas se relacionam com o contexto. Coloque ganchos que vão instigando o leitor a chegar até o final.
- O final da história vem acompanhado do Call do Action (CTA), ou seja, qual ação o leitor pode tomar, direcionando para a compra do seu produto digital.
Foque em desenvolver um conteúdo único e de qualidade
Esse é o momento de mostrar os diferenciais do seu produto digital e como a sua história é única. Se você se preocupar em sempre entregar conteúdos de valor para a sua audiência, esse visitante vai avançando pela jornada do comprador e terá mais potencial de se tornar um cliente.
Seja autêntico(a)
Não faltam exemplos de storytelling para você usar como inspiração, nos mais diferentes nichos, visto que essa é uma estratégia muito usada por produtores e afiliados digitais. No entanto, existe uma linha tênue entre inspiração e cópia. Cuidado para não se basear em modelos e acabar copiando certas referências ao invés de buscar maneiras de mostrar autenticidade para o seu público. Tenha atenção também com informações falsas, pois isso pode comprometer a experiência do cliente e prejudicar a sua reputação.
>> Lembre-se: a melhor maneira de estruturar um bom storytelling é usando a sua própria história e de onde saíram as ideias que resultaram em seu produto digital!
>> Dica: a Rock Content publicou neste artigo 7 cases e exemplos de sucesso de histórias contadas por grandes marcas. Vale a pena conferir e se inspirar!
Não pare de estudar, testar e evoluir
Quando o assunto é escrita, sempre podemos melhorar e aprimorar com o tempo. Quanto mais você estudar e praticar, mais você será capaz de escrever boas narrativas e melhorar as vendas do seu produto digital.
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Já estamos torcendo para que as vendas do seu produto digital comecem a crescer ainda mais depois de você ter aprendido sobre o que é storytelling. Não esqueça apenas que, com as vendas bombando, mais responsabilidades vão aparecer.
Não conhecer bem as práticas e regras fiscais para produtores digitais pode gerar prejuízos e dores de cabeça que nenhum empreendedor quer enfrentar. Por isso é tão importante ter um contador de confiança e que seja especialista em negócios digitais para te auxiliar em todo o processo. Uma empresa de contabilidade pode dar todo o suporte nos assuntos fiscais e também em outras rotinas e obrigações contábeis.
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