Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Contabilidade Tributária – Como ter uma gestão de tributos eficiente!

Tempo de leitura: 4 minutos

Não prestar atenção em sua contabilidade tributária pode te render uma mordida violenta do Leão.

E é por isso que ter uma gestão de tributos eficiente é tão necessário. Você sabe se os seus tributos estão pagos ou, pior, se não está pagando mais tributos do que devia? Já parou para prestar atenção nisso? Porque agora é uma boa hora.

Ambas as opções são extremamente comuns. Nosso sistema tributário é um dos mais complexos do mundo e, se está fazendo sua contabilidade por conta própria, é provável que esteja cometendo erros.

Se você ficou alarmado com a situação acima, saiba que é possível revertê-la. Para começar a fazer isso, você precisa conferir essas dicas, que podem tornar sua gestão de tributos mais eficiente. Confira abaixo e aprenda já como mudar a forma de gerir sua contabilidade tributária!

Confira Nossos ServiÇos Min 1 - Contabilidade em Cravinhos - SP | Soluzzi Contadores

Como funciona a contabilidade tributária?

Esse ramo da contabilidade se especializa na gestão dos tributos. Por isso, é uma das mais importantes, complexas e bem pagas no país.

Entenda que esse ramo não apenas aponta quais são os impostos e taxas que deve pagar. Indo um pouco além disso, ele também cria planos e estratégias para lidar com estes pagamentos da melhor maneira possível.

Afinal de contas, estamos falando de 70 tributos diferentes no Brasil, mas nem todos eles se aplicam ao seu negócio. Como descobrir o que é realmente devido?

Essas são as dicas que vamos te dar nos próximos parágrafos!

Como ter uma gestão de tributos eficiente?

O primeiro passo para gerenciar os impostos, taxas e eventuais isenções é avaliar (ou reavaliar) o regime tributário da sua empresa. Abra sua planilha financeira ou contate seu contador (caso tenha) e peça a ele algumas informações, como impostos que paga atualmente, sob qual regime de tributos sua empresa está e qual o seu lucro, entre outros.

Por exemplo, se a manutenção do seu negócio tem um alto custo e uma pequena margem de lucro, talvez optar pelo lucro real seja uma alternativa.

Avalie ou peça ao seu contador que elabore as vantagens e desvantagens de cada modelo para tomar uma decisão.

Depois disso, vamos às atividades da gestão de tributos propriamente ditas. A primeira delas é o compliance, termo em inglês usado para indicar que seu negócio está em dia com suas obrigações fiscais.

Esse é o básico que todo contador deve fazer para a sua empresa. Em seguida, vem o planejamento tributário, no qual o contador ou empreendedor planeja e realiza diversas operações, com o objetivo de reduzir a carga de impostos devidos ou conseguir isenções.

Por fim, vem a auditoria fiscal, na qual o profissional, com regularidade, verifica o panorama fiscal para evitar que seu negócio seja autuado por não cumprir suas obrigações.

Quer saber como economizar o dinheiro da sua empresa e evitar pagar multas ou impostos além da conta? Então,entre em contato conosco para podermos conversar!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Nossos endereços

Matriz:
R. Jose Gonçalves de Moraes, 153
João Berbel III – Cravinhos/SP
Cep: 14140-000
CRC: 2SP041251/O-0

Filial:
R. José Leal, 549
Alto da Boa Vista – Ribeirão Preto/SP
Cep: 14025-260
CRC: 2SP043269/O-4

Não deixe seu negócio sem uma CONTABILIDADE ESPECIALIZADA

Solicite uma proposta agora!