Você sabia que já existem muitos empreendedores vivendo de dropshipping no mundo? No Brasil, esse formato de negócio está ganhando força, justamente por ser uma atividade rentável e de despesas baixas que pode gerar lucros consideráveis. Como é uma tendência relativamente nova, não são todas as pessoas que começam a operar de maneira regularizada, muitas vezes por falta de informação. Pensando nisso, neste artigo vamos explicar melhor o que é dropshipping e o principal: como regularizar essa operação para ficar em dia com o fisco.
O que é dropshipping
Basicamente, são lojas virtuais que vendem produtos de terceiros, mas que deixam o processo de venda e entrega nas mãos desses fornecedores. Isso significa que o responsável pela loja não possui o estoque dos produtos e trabalha em parceria com o fornecedor que possui o estoque e realiza as entregas. O e-commerce funciona como uma vitrine e o empreendedor faz a intermediação. Assim que o cliente realiza a compra, as informações são repassadas para o fornecedor.
É importante que você saiba que ainda não existe uma legislação aplicada específica para regulamentar essa atividade no Brasil. Mas isso não significa que é uma operação ilegal, ok? Significa que você precisa ter atenção redobrada para regularizar e, se possível, contar com ajuda profissional especializada desde o começo – falaremos mais sobre isso a seguir.
Mais do que entender o que é dropshipping, as principais vantagens e desvantagens também precisam estar no seu radar empreendedor. Podemos destacar que o principal benefício desse modelo de negócios é o fato de que você não precisa se preocupar com estoque e nem com o processamento de pedidos.
Outras vantagens:
- Os pedidos são enviados pelo fornecedor, mas normalmente com a marca do seu e-commerce (há exceções).
- Você não precisa de muito investimento para começar e nem para manter a loja
- Você tem mais tempo para desenvolver outras demandas do e-commerce, já que não precisa se preocupar com estoque e nem entregas
- Você tem muito mais mobilidade para trabalhar
- A oferta de produtos é maior, ou seja, você pode ter um catálogo amplo sem se preocupar com estoque
Como todo modelo de negócios, o dropshipping possui algumas desvantagens. Porém, assim como em todo negócio, com planejamento e atenção, é totalmente possível contornar esses obstáculos.
Com o que você precisa ter mais atenção:
- Como os produtos não são seus, outras pessoas podem revender por meio do dropshipping. Isso significa que a competição pode ser maior e, consequentemente, as margens de lucro serem menores. Para contornar isso você precisa oferecer valores além do preço, como instruções de produtos claras, mais informações sobre o produto, fotos, bom atendimento e por aí vai.
- Você precisa ter em mente que a reputação do seu negócio depende muito do fornecedor. Por isso, é preciso ter atenção para escolher fornecedores confiáveis. Além disso, é bem arriscado depender de apenas um fornecedor, principalmente por questões de estoque. O ideal é trabalhar com mais de um fornecedor de produtos semelhantes.
- Pode ser difícil vender um produto que não é seu. Por isso, procure conseguir descrições detalhadas sobre o que você vai vender.
- Problemas de logística podem acontecer e você precisa estar preparado(a) para isso. É o risco que se paga para aproveitar a conveniência do dropshipping. Nem todo fornecedor vai arcar com as falhas, por isso você precisa estar disposto para fazer o que for preciso para resolver o problema com o seu cliente. Lembre-se: o fornecedor é responsável pela logística, sim, mas é você que responde e soluciona os problemas dos clientes.
Como qualquer e-commerce de sucesso, você vai precisar investir em um bom site, em marketing e em atendimento de qualidade. Ou seja, muitos outros detalhes precisam estar no seu radar. Nossa dica é: busque informações, estude e dedique seu tempo para se especializar nesse modelo de negócio. As próprias plataformas que já trabalham dessa maneira, como Mercado Livre* e Shopify, oferecem conteúdos muito bons para quem está começando.
* Para sua informação: o Mercado Livre não aceita dropshipping internacional.
Dropshipping NÃO é promoção de vendas
Bom, agora que você já tem mais informações sobre o que é dropshipping, queremos te auxiliar com a regularização, que é o nosso foco. Nós recomendamos para nossos clientes que essa regularização seja feita logo no começo. Para isso, o passo mais importante é escolher o CNAE mais adequado para dropshipping.
Escolher o CNAE certo garante a tributação correta e impede que você pague mais impostos do que deveria!
Quando for abrir a sua empresa e o seu CNPJ, o CNAE certo para dropshipping é 7490-1/04 (atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários). Se algum profissional indicou promoção de vendas ou se você leu em algum lugar essa recomendação, você está sendo enganado(a).

Se você não acredita, damos alguns motivos pelos quais você NÃO deve utilizar o CNAE de promoção de vendas:
- Esse CNAE inclui a atividade fullfilment, que significa entrega de panfletagem;
- A atividade ocorre em um ponto de venda físico
- Promoção de vendas não permite abater o valor pago pelo cliente
Nada a ver com drop, né? Por isso, zele pela segurança do seu negócio, confie na gente e escolha Intermediação de Negócios.
Já com relação ao regime tributário, o ideal é que a operação de dropshipping seja tributada pelo Lucro Presumido. Não recomendamos que você opere como pessoa física e nem como MEI.
A gente sabe que essa parte burocrática não é fácil e pode confundir mesmo, principalmente quem está começando. Por isso, o cenário ideal é que você tenha um suporte profissional especializado desde o começo.
Esse acompanhamento é fundamental para que você mantenha a contabilidade em dia e tenha tempo para se preocupar com outras demandas da sua empresa. Sem falar que você elimina os riscos de operar de maneira irregular. Mas atenção: não é todo profissional de contabilidade que faz esse trabalho. Por isso, procure por profissionais que já dominem as exigências dos mercados digitais e são especializados neles.
Soluzzi: contabilidade especializada em mercados digitais
Nós da Soluzzi Contadores somos especializados em contabilidade para negócios digitais, por isso a gente sabe o que é preciso para a sua contabilidade estar em dia sem limitar o crescimento do seu negócio.
Queremos ajudar você a pagar o mínimo de impostos possível, dentro da lei e em conformidade com as exigências que o seu negócio exige.
Como fazemos isso?
Analisando todos os fatores internos e externos relacionados à contabilidade da sua empresa para que você não tenha risco de ser penalizado e nem de pagar impostos a mais.
Deixe a parte burocrática do seu negócio com a gente! Fale com um de nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas e para saber mais sobre o nosso trabalho: