O que é dropshipping e o que você precisa saber para regularizar a operação

Tempo de leitura: 7 minutos

Você sabia que já existem muitos empreendedores vivendo de dropshipping no mundo? No Brasil, esse formato de negócio está ganhando força, justamente por ser uma atividade rentável e de despesas baixas que pode gerar lucros consideráveis. Como é uma tendência relativamente nova, não são todas as pessoas que começam a operar de maneira regularizada, muitas vezes por falta de informação. Pensando nisso, neste artigo vamos explicar melhor o que é dropshipping e o principal: como regularizar essa operação para ficar em dia com o fisco.

O que é dropshipping

Basicamente, são lojas virtuais que vendem produtos de terceiros, mas que deixam o processo de venda e entrega nas mãos desses fornecedores. Isso significa que o responsável pela loja não possui o estoque dos produtos e trabalha em parceria com o fornecedor que possui o estoque e realiza as entregas. O e-commerce funciona como uma vitrine e o empreendedor faz a intermediação.  Assim que o cliente realiza a compra, as informações são repassadas para o fornecedor.

É importante que você saiba que ainda não existe uma legislação aplicada específica para regulamentar essa atividade no Brasil. Mas isso não significa que é uma operação ilegal, ok? Significa que você precisa ter atenção redobrada para regularizar e, se possível, contar com ajuda profissional especializada desde o começo – falaremos mais sobre isso a seguir.

Mais do que entender o que é dropshipping, as principais vantagens e desvantagens também precisam estar no seu radar empreendedor. Podemos destacar que o principal benefício desse modelo de negócios é o fato de que você não precisa se preocupar com estoque e nem com o processamento de pedidos.

Outras vantagens:

  • Os pedidos são enviados pelo fornecedor, mas normalmente com a marca do seu e-commerce (há exceções).
  • Você não precisa de muito investimento para começar e nem para manter a loja
  • Você tem mais tempo para desenvolver outras demandas do e-commerce, já que não precisa se preocupar com estoque e nem entregas
  • Você tem muito mais mobilidade para trabalhar
  • A oferta de produtos é maior, ou seja, você pode ter um catálogo amplo sem se preocupar com estoque

Como todo modelo de negócios, o dropshipping possui algumas desvantagens. Porém, assim como em todo negócio, com planejamento e atenção, é totalmente possível contornar esses obstáculos.

Com o que você precisa ter mais atenção:

  • Como os produtos não são seus, outras pessoas podem revender por meio do dropshipping. Isso significa que a competição pode ser maior e, consequentemente, as margens de lucro serem menores. Para contornar isso você precisa oferecer valores além do preço, como instruções de produtos claras, mais informações sobre o produto, fotos, bom atendimento e por aí vai.
  • Você precisa ter em mente que a reputação do seu negócio depende muito do fornecedor. Por isso, é preciso ter atenção para escolher fornecedores confiáveis. Além disso, é bem arriscado depender de apenas um fornecedor, principalmente por questões de estoque. O ideal é trabalhar com mais de um fornecedor de produtos semelhantes.
  • Pode ser difícil vender um produto que não é seu. Por isso, procure conseguir descrições detalhadas sobre o que você vai vender.
  • Problemas de logística podem acontecer e você precisa estar preparado(a) para isso. É o risco que se paga para aproveitar a conveniência do dropshipping. Nem todo fornecedor vai arcar com as falhas, por isso você precisa estar disposto para fazer o que for preciso para resolver o problema com o seu cliente. Lembre-se: o fornecedor é responsável pela logística, sim, mas é você que responde e soluciona os problemas dos clientes.

Como qualquer e-commerce de sucesso, você vai precisar investir em um bom site, em marketing e em atendimento de qualidade. Ou seja, muitos outros detalhes precisam estar no seu radar. Nossa dica é: busque informações, estude e dedique seu tempo para se especializar nesse modelo de negócio. As próprias plataformas que já trabalham dessa maneira, como Mercado Livre* e Shopify, oferecem conteúdos muito bons para quem está começando.

* Para sua informação: o Mercado Livre não aceita dropshipping internacional.

Dropshipping NÃO é promoção de vendas

Bom, agora que você já tem mais informações sobre o que é dropshipping, queremos te auxiliar com a regularização, que é o nosso foco. Nós recomendamos para nossos clientes que essa regularização seja feita logo no começo. Para isso, o passo mais importante é escolher o CNAE mais adequado para dropshipping.

Escolher o CNAE certo garante a tributação correta e impede que você pague mais impostos do que deveria!

Quando for abrir a sua empresa e o seu CNPJ, o CNAE certo para dropshipping é 7490-1/04 (atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários). Se algum profissional indicou promoção de vendas ou se você leu em algum lugar essa recomendação, você está sendo enganado(a).

o que é dropshipping

Se você não acredita, damos alguns motivos pelos quais você NÃO deve utilizar o CNAE de promoção de vendas:

  1. Esse CNAE inclui a atividade fullfilment, que significa entrega de panfletagem;
  2. A atividade ocorre em um ponto de venda físico
  3. Promoção de vendas não permite abater o valor pago pelo cliente

Nada a ver com drop, né? Por isso, zele pela segurança do seu negócio, confie na gente e escolha Intermediação de Negócios.

Já com relação ao regime tributário, o ideal é que a operação de dropshipping seja tributada pelo Lucro Presumido. Não recomendamos que você opere como pessoa física e nem como MEI.

A gente sabe que essa parte burocrática não é fácil e pode confundir mesmo, principalmente quem está começando. Por isso, o cenário ideal é que você tenha um suporte profissional especializado desde o começo.

Esse acompanhamento é fundamental para que você mantenha a contabilidade em dia e tenha tempo para se preocupar com outras demandas da sua empresa. Sem falar que você elimina os riscos de operar de maneira irregular. Mas atenção: não é todo profissional de contabilidade que faz esse trabalho. Por isso, procure por profissionais que já dominem as exigências dos mercados digitais e são especializados neles.

Soluzzi: contabilidade especializada em mercados digitais

Nós da Soluzzi Contadores somos especializados em contabilidade para negócios digitais, por isso a gente sabe o que é preciso para a sua contabilidade estar em dia sem limitar o crescimento do seu negócio.

Queremos ajudar você a pagar o mínimo de impostos possível, dentro da lei e em conformidade com as exigências que o seu negócio exige.

Como fazemos isso?

Analisando todos os fatores internos e externos relacionados à contabilidade da sua empresa para que você não tenha risco de ser penalizado e nem de pagar impostos a mais.

Deixe a parte burocrática do seu negócio com a gente! Fale com um de nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas e para saber mais sobre o nosso trabalho:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Nossos endereços

Matriz:
R. Jose Gonçalves de Moraes, 153
João Berbel III – Cravinhos/SP
Cep: 14140-000
CRC: 2SP041251/O-0

Filial:
R. José Leal, 549
Alto da Boa Vista – Ribeirão Preto/SP
Cep: 14025-260
CRC: 2SP043269/O-4

Não deixe seu negócio sem uma CONTABILIDADE ESPECIALIZADA

Solicite uma proposta agora!