Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como fazer fluxo de caixa: o que você precisa saber para controlar as entradas e saídas de dinheiro

Tempo de leitura: 10 minutos

Você gostando ou não, a gestão financeira é um dos pilares mais importantes de qualquer negócio de sucesso. Toda empresa que consegue se manter saudável, inclusive em tempos de crise, está preocupada em manter o controle de pagamentos, de entradas de dinheiro, de vendas e por aí vai. A melhor maneira de controlar esses fatores é deixando o fluxo de caixa bem organizado. Mas, afinal, o que é e como fazer fluxo de caixa?

Ainda que seja um conceito relativamente básico, muitos empreendedores e empreendedoras encontram dificuldade em fazer esse controle das finanças. Mesmo que você tenha pessoas responsáveis pela contabilidade do seu negócio, é importante dominar o que é fluxo de caixa, independentemente da sua área de atuação, uma vez que você é a pessoa mais interessada na saúde financeira do seu negócio, não é mesmo?

giphy 1 - Soluzzi

O que é fluxo de caixa

Podemos dizer que fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro. Com essa ferramenta podemos visualizar, basicamente, todas as entradas e saídas de dinheiro, o que ajuda a ter uma visão completa do negócio. Sem o fluxo de caixa fica difícil saber, por exemplo, quanto se está gastando ou ganhando em um determinado período de tempo.

Como falamos anteriormente, essa ferramenta é básica para qualquer negócio. Mesmo assim, ter um fluxo de caixa organizado gera uma série de benefícios:

– você terá mais informações sobre a saúde financeira do seu negócio, podendo negociar prazos maiores ou menores com clientes e fornecedores, por exemplo.

– você consegue tomar decisões antecipadas sobre a falta ou sobra de dinheiro.

– você consegue avaliar se as vendas atuais serão suficientes para cobrir futuros gastos já identificados.

– você consegue antecipar decisões e estudar como torná-las mais estratégicas, como por exemplo, lidar com as sobras no caixa.

– você compreende onde foram gastos os seus recursos e para qual finalidade.

– você controla todas as contas que devem ser pagas e os pagamentos que devem ser recebidos.

Como fazer fluxo de caixa

Quanto mais detalhado for o seu fluxo de caixa, melhor. Por isso, procure registrar todas as entradas e saídas da sua empresa. Sim, até mesmo aqueles valores mínimos que parecem não fazer diferença, são importantes para que você tenha um fluxo de caixa eficiente. Confira a seguir algumas dicas de como fazer fluxo de caixa na prática:

1. Confira o saldo inicial da empresa

Para começar o fluxo de caixa, é importante saber quanto sua empresa tem disponível no momento. Por isso, não esqueça de conferir o saldo inicial do seu negócio.

2. Categorize as entradas e saídas de dinheiro e padronize as descrições

Organização é fundamental no processo de criação de um fluxo de caixa. Para isso, você precisa dividir as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa. De modo geral, entradas significam o acréscimo de dinheiro. Já as saídas são as obrigações financeiras, como aluguel, fornecedores, funcionários, etc. 

Antes de começar a fazer os lançamentos, é interessante também classificar essas transações e padronizar as descrições. Isso será útil no futuro, quando você precisar analisar as origens mais relevantes e quais custos podem ser reduzidos, por exemplo. Os valores de saída podem ser categorizados como:

  • fornecedores
  • contabilidade
  • impostos
  • funcionários
  • taxa da plataforma digital (exemplo: Hotmart)
  • despesas operacionais (telefone, água, luz, aluguel, salários, internet…)
  • investimentos

Já os valores de entrada podem incluir:

  • vendas
  • rendimentos

Lembrando que cada negócio possui sua estrutura, mas a lógica será sempre a mesma: monitorar entradas e saídas…

3. Faça o lançamento de todas as entradas e saídas

Depois de categorizar, fica mais fácil incluir os números no seu fluxo de caixa. É interessante considerar um período de tempo determinado para ajudar nas projeções. O recomendado é considerar um período de 12 meses, assim você consegue projetar pagamentos recebidos a prazo e já considerar gastos que são fixos, por exemplo. Não esqueça de informar a data exata de cada transação.

4. Seja o mais específico possível

Um fluxo de caixa só vai funcionar se você for capaz de identificar todas as informações inseridas nele. Por isso a organização é tão importante. Fazer por fazer pode acabar dificultando ainda mais a situação. Tenha em mente que depois de deixar o seu fluxo de caixa bem estruturado, você só precisa inserir os dados e monitorar. Por isso, procure ser bem específico. Deixando tudo organizado, nomeado e categorizado, você consegue inserir os dados e monitorar com mais facilidade, além de conseguir tomar decisões mais rapidamente. 

Além disso, a comunicação interna fica facilitada, ou seja, qualquer pessoa consegue entender as informações do seu fluxo de caixa. Você e o contador, por exemplo, estarão bem mais alinhados se a casa estiver em ordem.

5. Atualize constantemente as informações

Você nunca pode perder de vista o seu fluxo de caixa. Lembre-se disso! O ideal é que você continue acrescentando novos lançamentos e saídas com certa frequência. Não deixe acumular o trabalho. Que tal separar o final de cada dia para isso? Se você tem uma equipe que faça isso pra você ou uma empresa de contabilidade, não esqueça de compartilhar as entradas e saídas para que nada se perca no caminho.

6. Analise os resultados

Com o fluxo de caixa organizado, é preciso também interpretar os resultados e se preparar para projetar informações e tomar decisões. Aos subtrair as saídas das entradas você terá o saldo da sua empresa, que pode ser positivo ou negativo.

Não esqueça de analisar o cenário como um todo também, principalmente se você for monitorar o fluxo de caixa diariamente. Nem sempre um valor negativo já pode ser considerado como prejuízo, pois contas parceladas ou programas possuem datas futuras. Ainda assim, fechar o caixa no vermelho é sempre um alerta na mente do empreendedor.

No momento da análise você também pode trabalhar as projeções, levando em consideração padrões anteriores. Por isso, é MUITO recomendado ficar sempre de olho no fluxo de caixa, mesmo que você não seja o responsável por lançar as informações.

7. Conte com a ajuda de profissionais

Se você não tem tempo ou não tem o conhecimento necessário para executar essa tarefa com precisão, conte com a ajuda de profissionais. Certamente será um investimento que você vai fazer para deixar a saúde financeira do seu negócio em dia. Lembrando que gestão financeira é muito mais do que o fluxo de caixa. Deixar esse pilar tão importante do seu negócio nas mãos de especialistas é o caminho certo a seguir.

>>> BÔNUS: Planilha para fluxo de caixa

Fluxo de caixa é um conceito antigo e nem sempre teve como aliado a tecnologia. Pois é, muita gente já fez e ainda faz o controle financeiro no papel. O que hoje em dia não é muito aconselhável, pois existem muitos recursos que facilitam a vida do empreendedor e dos profissionais de contabilidade.

Uma das maneiras de facilitar o controle do fluxo de caixa é com o uso de planilhas. Pensando nisso, nós criamos um modelo de planilha que você pode baixar GRÁTIS e começar a organizar o fluxo de caixa do seu negócio hoje mesmo. Recomendamos ainda que você tenha ela salva na nuvem, assim elimina o risco de perder esse material e os seus dados.

Fluxo de caixa para produtores e afiliados

No caso dos empreendedores digitais, como produtores e afiliados, mesmo que o controle financeiro seja simplificado, pois na maioria dos casos não existe a preocupação com estoque, por exemplo, é importante deixar o fluxo de caixa bem organizado para evitar confusões e quebra de caixa. Muitas pessoas que entram nesse segmento misturam a conta pessoal com a jurídica, o que não é nada saudável para o negócio. Por isso, nossa dica é: organize o controle financeiro do seu negócio digital desde o começo! Entenda as possibilidades e projeções do seu negócio e não deixe de lado as finanças.

>>> Para ajudar nessa missão, desenvolvemos um guia gratuito com 6 dicas práticas para aumentar os resultados do seu negócio digital fazendo o controle financeiro:

como fazer fluxo de caixa

Soluzzi: contabilidade digital para o seu negócio

Agora que você já sabe como fazer fluxo de caixa e entendeu a importância de deixar isso organizado, chegou a hora de deixar essa missão na mão de profissionais. Assim, você terá mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: fazer o dinheiro entrar no seu caixa!

Nós da Soluzzi Contadores somos especializados em contabilidade digital e podemos orientar desde a abertura da empresa, até o controle financeiro do seu negócio. A gente sabe o que é preciso para a sua contabilidade estar em dia sem limitar o crescimento do seu negócio.

Queremos ajudar você a pagar o mínimo de impostos possível, dentro da lei e em conformidade com as exigências que o seu negócio exige. Tudo para deixar a sua contabilidade em dia e para que você não tenha risco de ser penalizado.

Fale com um de nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas e para saber mais sobre o nosso trabalho:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Nossos endereços

Matriz:
R. Jose Gonçalves de Moraes, 153
João Berbel III – Cravinhos/SP
Cep: 14140-000
CRC: 2SP041251/O-0

Filial:
R. José Leal, 549
Alto da Boa Vista – Ribeirão Preto/SP
Cep: 14025-260
CRC: 2SP043269/O-4

Não deixe seu negócio sem uma CONTABILIDADE ESPECIALIZADA

Solicite uma proposta agora!