Ribeirão Preto é uma cidade do interior de São Paulo e que possui cerca de 680 mil habitantes. A prestação de serviços e o comércio de bens são responsáveis pela maior parte do PIB (Produto Interno Bruto) do município, que também se destaca na indústria e plantio de cana-de-açúcar.
Muitas pessoas sentem vontade de abrir uma empresa na região de Ribeirão Preto, mas não sabem ao certo o que precisam fazer para realizar este sonho. Por conta disso, fizemos este post para mostrar alguns passos fundamentais sobre como montar uma empresa.
1. Defina o que quer fazer
Você já tem ideia do tipo de negócio que quer montar? Se ainda não tiver, essa é a sua primeira missão. Verificar quais são as tendências e as oportunidades estão surgindo no Brasil é interessante, mas não basta. É fundamental encontrar uma área que você goste e que, de preferência, tenha algum conhecimento sobre o assunto.
Outra forma legal de iniciar o seu negócio é fazendo cursos, assim é possível observar as necessidades ao seu redor e você terá um ótimo know-how, bem como insights certeiros do que fazer para manter o seu empreendimento em constante crescimento.
2. Faça um plano de negócio
Depois de escolher uma área, é preciso iniciar a montagem do plano de negócio – documento imprescindível para montar uma empresa na região de Ribeirão Preto e em qualquer outro lugar do país.
O plano de negócio é um documento que descreve o negócio, os seus objetivos e o que será preciso fazer para alcançá-los. Uma boa análise de mercado também deve fazer parte dessa ferramenta para a implementação de estratégias.
3. Análise do mercado
É preciso verificar quem são os concorrentes, quais são as estatísticas do setor, os melhores fornecedores, entre outros detalhes. Antes de montar uma empresa em Ribeirão Preto, é imprescindível analisar cuidadosamente o mercado e pensar em estratégias para conseguir se destacar nele.
4. Planeje o seu investimento inicial
Se endividar antes mesmo de abrir a empresa não é uma boa ideia. Por isso, para não se empolgar e acabar comprando coisas demais, é essencial planejar com cautela o que será realmente preciso. Lembre-se de que não é necessário comprar tudo de uma vez. Se o capital inicial está reduzido, é interessante começar apenas com o necessário e ir adquirindo mais itens com o passar do tempo – quando o negócio começar a dar lucro.
Sendo assim, anote tudo o que vai precisar e faça uma cotação de preços. Aproveite para simular o valor das contas fixas, como o aluguel, luz, água, entre outros gastos da empresa. Afinal, o controle financeiro deve começar antes mesmo das portas abrirem.
5. Contrate um contador
Sempre pense nas seguintes questões:
– “Em meio à área que eu escolhi, é possível abrir uma empresa individual?”
– “Posso ser MEI?”
– “Como abrir um CNPJ?”
Para pessoas leigas, a abertura de uma empresa pode ser um desafio. O contador é uma figura muito importante para quem pretende montar uma empresa e não compreende sobre as burocracias que envolvem o processo.
E então, o que achou da informações? Gostou das nossas dicas sobre como montar uma empresa na região de Ribeirão Preto?
Esperamos que essas informações ajudem você a tomar coragem para abrir o seu CNPJ e ter um negócio de sucesso.
Sendo assim, caso queira abrir o seu negócio de maneira clara, assertiva e sem burocracias que, além de alongar todo o processo, ainda podem te desanimar, conte com a gente!
Será uma grande prazer poder ajudar na realização dos seus sonhos!