Contabilidade de Custos: o que é e como ela pode ajudar seu negócio?

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitas pessoas têm um espírito empreendedor e, em certo ponto da vida, decidem investir em uma ideia e criar um negócio próprio. Mas ter uma ideia e abrir uma empresa não basta, é crucial, para o sucesso do seu empreendimento, saber gerir. Para isso, é necessário estudar e conhecer métodos eficazes, e aí que está presente a contabilidade de custos, um ramo da contabilidade diretamente ligado à gerência.

Ficou curioso? Quer saber o que é a contabilidade de custos, como ela pode ser benéfica para o seu negócio e como fazê-la? Então continue a leitura!

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O que é a contabilidade de custos e suas peculiaridades

A contabilidade de custos é um ramo da contabilidade que se dedica a gerar informações para diferentes níveis gerenciais dentro de uma empresa. Informações essas que influenciam nos custos de produção, nas tomadas de decisões, no controle das operações e outras questões que são, geralmente, dados sobre a atividade da empresa.

Isso porque a contabilidade de custo foca, geralmente, nos processos internos de uma empresa. A contabilidade de custos vai, por exemplo, verificar aquilo que se gasta com a  produção com aquilo que realmente é produzido. Resumindo, ela foca nos dados que se referem ao interior da empresa, custo por custo, ganho por ganho. E esse é um ponto que a separa da contabilidade geral.

Além disso, a contabilidade geral leva em conta o lucro total da empresa, já a contabilidade de custos separa cada gasto, seja ele direto (compra de um produto) ou indireto (consumo de energia elétrica) e analisa e contabiliza os custos de acordo com áreas internas e funções.

Com essas informações, é possível avaliar, tirar conclusões sobre o andamento de cada setor e planejar possíveis mudanças.

Outra diferença é que a contabilidade geral comumente leva em conta os gastos anuais, já a contabilidade de custos usa períodos de tempo menores.

Podemos afirmar, sem dúvida, que a base da contabilidade de custos é a mesma da contabilidade geral. Entretanto, a contabilidade de custos é mais detalhada, vai mais “a fundo”, avaliando e analisando cada processo. Assim, o processo de tomadas de decisões é facilitado e torna-se mais certeiro.

Em compensação, ela também requer mais trabalho. Se a contabilidade geral já não é simples, a contabilidade de custos é ainda mais complexa e requer bastante atenção e estudo. 

Como aderir a contabilidade de custos (na prática)

Como mencionado, fazer esse tipo de estudo não é simples, mas existem alguns passos que qualquer dono de empresa pode fazer. São eles:

  1. Liste todas as suas despesas e seus custos;
  2. Após isso, separe tudo que for custo direto para a produção de cada produto ou execução de cada serviço. Lembrando que, custo direto envolve todos os materiais diretamente ligados a produção da mercadoria, como embalagem e matéria prima;
  3. Agora, compare o valor que resultou como seu custo direto ao valor de venda do seu produto. Se o custo direto for maior que o preço de venda, seu produto já não cobrirá os outros custos da sua empresa. Agora, se o preço de venda está maior, passe para o tópico 4!
  4. Ratear custos indiretos (fixos) entre todos os outros produtos da sua empresa. Não entendeu? Esses custos referem-se a aluguel, mão-de-obra e todos os outros custos que não estão diretamente ligados ao material para produzir seu produto. Some todos esses custos e faça uma divisão justa do valor total entre cada produto que você vende, para gerar uma média de custo indireto por produto;
  5. Feito isso, você saberá a partir de quantas unidades você deve vender de cada produto para poder obter lucro (variando de acordo com o valor de venda);
  6. Nesse último passo, você analisará todos os resultados obtidos e tentará melhorar seu preço de venda, além de outros pontos que possam ser modificados.

Não há dúvida que aplicar a contabilidade de custos é extremamente positivo. Em uma época onde a concorrência está cada vez mais acirrada, investir na contabilidade de custo tem de ser algo a se levar em conta. 

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