JUCESP Abertura de Empresa – Como registrar o seu negócio!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Abrir uma empresa é um processo burocrático por natureza. Caso não goste e não compreenda bem esses processos, certamente precisa de ajuda para fazer abertura de empresa na JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo).

A JUCESP é responsável por manter o registro de todas as empresas abertas em São Paulo. Além disso, também mantém o cadastro atualizado, indicando quais empresas estão em funcionamento e quais pararam suas atividades.

Se você nem mesmo sabe o que é JUCESP, preste bastante atenção neste artigo. Vamos mostrar o que é o órgão, o que ele faz e o que você precisa para dar o pontapé inicial no registro da sua empresa!

O que é a JUCESP?

Como mostramos no início do artigo, a Junta Comercial do Estado de São Paulo é responsável por registrar, atualizar e fechar cadastros de empresas que operam ou operavam no estado de São Paulo.

Quase todo tipo de empresa deve se registrar por meio da JUCESP. São exemplos: Empresário Individual – antigamente chamado de Firma Individual -, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada e diversos tipos de Sociedades Anônimas, as famosas S.A.

Considerando esses exemplos, uma pergunta vem naturalmente: quais tipos de negócios não precisam iniciar o processo de abertura de empresa na JUCESP?

Empreendedores Individuais, sejam EI ou MEI. Estes devem acessar o Portal do Empreendedor para cadastrar seu negócio. Porém, eles tiram um certificado temporário, devendo comparecer à Junta Comercial para terminar a regularização do negócio individual.

Abra Sua Empresa - Contabilidade em Cravinhos - SP | Soluzzi Contadores

Passo a passo para abertura de empresa na JUCESP

Primeiro, acesse o site da Redesim para dar início ao processo. Em seguida, siga todos os passos mostrados no site. Depois disso, salve o Protocolo de Transmissão ou o Documento Básico de Entrada (DBE).

Agora, é hora de ir à JUCESP para pedir o registro da sua empresa!

Vá à Junta Comercial portando os documentos listados abaixo:

  • cópia autenticada do documento de identidade do titular ou administradores;
  • o DBE tirado na internet;
  • o Requerimento Padrão;
  • três ou quatro vias do Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual, ou Ata de Assembleia Geral da Constituição e Estatuto;
  • Modelos 1 e 2 da Ficha de Cadastro Nacional, em apenas uma via;
  • Efetuar pagamento do DARF e da Guia de Recolhimento.

Ao entregar essa documentação para abertura de empresa na JUCESP, você deverá receber o NIRE – Número de Identificação do Registro da Empresa. Ele é a prova de que cadastrou seu negócio na Junta Comercial do Estado.

A partir daqui, você deverá dar entrada no CNPJ da sua empresa, feito pela internet no site da Receita Federal. Esse passo não precisa ser seguido no caso de Empresário Individual ou Microempreendedor individual, que pode dar entrada antes mesmo da ida à JUCESP.

E depois, o que fazer?

Depois da aquisição do NIRE e da entrada no CNPJ, faltam poucos passos para abrir sua empresa oficialmente. Os passos seguintes são:

  • Ida à Prefeitura do seu município para fazer Inscrição Municipal e solicitação do alvará de funcionamento;
  • Solicitação de Inscrição Estadual, caso sua empresa atue nas áreas de comércio, indústria, transporte intermunicipal e interestadual, comunicação ou energia;
  • Cadastro na Previdência Social;
  • Caso a empresa esteja localizada em São Paulo capital, solicitação de permissão ao município e Estado para emitir notas fiscais e autenticar livros fiscais.

Apesar de ser um processo burocrático, pense que a abertura de empresa na JUCESP é o primeiro passo na realização do sonho de ter um negócio próprio e ser o seu próprio chefe.

Precisa de ajuda para abrir a sua empresa em São Paulo? Então, entre em contato conosco!

Summary
JUCESP Abertura de Empresa - Como registrar o seu negócio?
Article Name
JUCESP Abertura de Empresa - Como registrar o seu negócio?
Description
Abrir uma empresa é um processo burocrático por natureza. Caso não goste e não compreenda bem esses processos, certamente precisa de ajuda para fazer abertura de empresa na JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo).
Author
Publisher Name
Soluzzi
Publisher Logo

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não fique de fora da nossa Newsletter

Cadastre-se e receba semanalmente os conteúdos que preparamos especialmente para você

Recomendado só para você!
Nunca foi tão fácil começar a empreender! O primeiro passo…
Open chat
Powered by