O que é marketplace e por que esse conceito é importante para o seu negócio online

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Nunca foi tão fácil e prático fazer compras. Além da variedade de lojas físicas que podemos facilmente encontrar no caminho de casa ou do trabalho, o meio online está cada vez mais recheado de opções de produtos e serviços. Com uma simples navegada no celular podemos encontrar o que queremos e até mesmo o que a gente nem sabia que queria. Um dos responsáveis por essa experiência de compra é justamente o tema deste artigo. Mas, afinal, o que é marketplace?

Esse é um modelo de negócio que vem ganhando popularidade entre empreendedores e consumidores. Basicamente, podemos dizer que o marketplace funciona como um shopping center, que em uma única estrutura oferece vários produtos de diferentes marcas e segmentos. A diferença, além do marketplace ser digital, é que ele é mais simples para encontrar os produtos e o pagamento pode ser feito de uma vez só.

Para entender um pouco mais na prática, saiba quais são os grandes marketplaces brasileiros do momento – certamente você já ouviu falar sobre eles ou até mesmo já fez algumas comprinhas:

  1. Amazon
  2. Grupo B2W, responsável pelos sites Americanas, Submarino e Shoptime
  3. Carrefour
  4. Magazine Luiza
  5. Netshoes
  6. Saraiva
  7. Mercado Livre

Para o consumidor, esse é um cenário perfeito, uma vez que essas plataformas reúnem diversas marcas e produtos e a experiência de compra fica muita mais simplificada e até mesmo econômica. Mas como você, empreendedor digital, pode sair ganhando nessa?

Não dá pra negar que o principal benefício é a visibilidade. Grandes marketplaces, como os citados anteriormente, recebem diariamente um grande número de usuários. Isso significa que fica mais fácil para o cliente encontrar o seu produto. No entanto, esse grande benefício pode ser também uma ameaça para marcas que não estejam preparadas para lidar com a concorrência.

Outra vantagem de fazer parte de um marketplace é a reputação com o consumidor. Lojas menores que colocam seu produto em um grande e reconhecido marketplace podem quebrar objeções de compra, principalmente as que estão ligadas com a falta de confiança.

O que é preciso para fazer negócios em um marketplace?

O processo é basicamente simples, mas requer certa atenção. O primeiro passo é fazer o cadastro da sua empresa e dos seus produtos no site do marketplace que você deseja fazer parte. Os seus produtos passam a ser divulgados e começam a ser sugeridos aos usuários de acordo com o histórico de buscas e compras.

Ainda que para vender em um marketplace normalmente não é preciso pagar nada no início, é importante ter em mente que as taxas cobradas são em formato de comissões, que correspondem a um valor que vai de 9,5% a 30% de cada venda realizada. Essa variação está ligada ao nível de divulgação que você quer para o seu produto. Tenha em mente que quanto maior a visibilidade dos seus produtos, maior será a comissão. Por isso, antes de entrar em um marketplace é importante avaliar se é viável para o seu negócio digital. Alguns fatores que você precisa analisar:

Margem de lucro: avalie se ela resiste ao custo do produto associado ao custo da comissão

Volume de vendas: pense se o volume compensa a redução na margem de lucro

Além da comissão, é importante ficar de olho no prazo para liberação do pagamento que você recebe em vendas. Esse prazo pode variar de 2 a 45 dias a partir da entrega do pedido, para garantir que você atenda devidamente os clientes.

Não esqueça ainda que a escolha do marketplace depende também do público que você quer atingir. Escolha uma plataforma que seja mais alinhada com o perfil do seu cliente ideal.

Lembre-se que todos esses critérios podem variar de marketplace para marketplace. Por isso, é importante ter atenção no momento do cadastro e nas políticas de cada plataforma. Você tem a obrigação de adequar-se aos termos do marketplace para não correr o risco de receber denúncias, de ser retirado da plataforma ou até ser punido de outras maneiras. É a reputação da sua marca que está em jogo 🙂

o que é marketplace

Quais os principais desafios?

Agora que você já sabe o que é marketplace e entendeu os principais benefícios, é interessante também avaliar os desafios. Garantir um bom atendimento e a gestão unificada do estoque são os principais.

Os empreendedores digitais precisam ainda aprender como a ferramenta funciona e aprender técnicas para se destacar nas buscas. A divulgação dos produtos é essencial para alavancar as vendas e conquistar visibilidade dentro do marketplace. Para ganhar a confiança do consumidor, procure fornecer o máximo de informações sobre cada produto. Aposte em títulos estratégicos e fotos de qualidade.

É importante também colocar o pé no chão e entender que a presença em um grande portal não garante vendas imediatas. Avalie esses riscos e esteja preparado para tudo.

Já para as lojas físicas que ainda não possuem o próprio e-commerce, pode ser interessante começar as vendas online em um marketplace. Só não esqueça de avaliar as questões que falamos ao longo do texto.

Outro desafio mais burocrático, tanto para lojas físicas como para empreendedores digitais, é a regularização tributária. Normalmente esse assunto já gera uma série de dúvidas, e quando falamos sobre negócios digitais o “nó” na cabeça pode ser um pouco maior. Isso acontece, pois o mercado digital é relativamente novo e a cada dia surgem novos modelos de negócios.

Nem sempre os empreendedores conseguem ficar por dentro de TUDO, por isso, o mais indicado é contar com uma ajuda profissional. A contabilidade digital é o melhor caminho para deixar tudo em ordem e conseguir focar no que realmente importa: as vendas dos seus produtos!

Soluzzi: contabilidade digital

Contar com ajuda profissional e, se possível, especializada em contabilidade para negócios digitais, é uma ótima saída para garantir que tudo fique em ordem com a comercialização dos seus produtos ou serviços e o enquadramento tributário da sua marca. Você não quer correr o risco de pagar mais impostos do que deveria, né?

Nós da Soluzzi Contadores podemos orientar você em todo o processo de abertura de Pessoa Jurídica, determinando o melhor código para definição da sua atividade e deixando o seu negócio digital em conformidade com a legislação. Queremos ajudar você a pagar o mínimo de impostos possível, dentro da lei e em conformidade com as exigências dos marketplaces. Tudo para deixar a sua contabilidade digital em dia e para que você não tenha risco de ser penalizado.

Fale com um de nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas e para saber mais sobre o nosso trabalho:

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