12 dicas para manter a produtividade no home office sem surtar

Tempo de leitura: 10 minutos

O trabalho remoto é o sonho de muita gente. Para tantas outras, 2020 impôs o home office como uma medida emergencial segura e até mesmo de sobrevivência para muitos negócios. Mesmo quando o home office é uma escolha própria, é perfeitamente normal ter problemas com a produtividade. Imagina, então, quando somos praticamente obrigados a lidar com essa situação: pode ser bem difícil manter a produtividade no home office sem surtar, né?

Isso acontece, pois historicamente falando, ainda estamos muito acostumados com o modelo de trabalho que acontece em escritórios e com toda a rotina que envolve sair de casa para trabalhar: tomar banho, se arrumar, se locomover, ter hora pra chegar, hora pra almoçar, hora pra sair e por aí vai. O ambiente empresarial dá muitas pistas para o nosso cérebro de que é hora de colocar a mão na massa!

Já quando estamos em casa, temos uma percepção de descanso, conforto e lazer. Sem falar nas distrações que o nosso lar pode ter, principalmente para pais com crianças em casa. Cada pessoa vai encarar o trabalho remoto de uma maneira e certamente fatores externos e pessoais influenciam nesse processo.

Ainda que possa ser muito desafiador conciliar tudo – enfrentar uma pandemia, manter a produtividade, ter bons resultados e deixar a casa em ordem – é possível colocar em prática algumas dicas que ajudam a deixar a rotina mais produtiva e saudável.

As dicas que separamos aqui são valiosas também para quem quer trabalhar remoto. Pensamos nos empreendedores digitais que estão dominando cada vez mais o mercado!

Vamos melhorar a produtividade no home office sem surtar?

produtividade no home office

12 dicas para manter a produtividade no home office

1. Veja a rotina como sua aliada

De fato, não podemos fugir do clichê “tire o pijama”! Pode ter gente que funcione assim, mas de modo geral, esse é um dos maiores erros do home office. Você não precisa ficar de roupa social em casa, mas trocar de roupa é uma ação que motiva o seu cérebro a dar o start nas demandas do trabalho.

Procure também respeitar os horários das refeições e das atividades físicas. A ideia aqui é que você mantenha uma rotina organizada, como se estivesse saindo de casa. A diferença é que você pode deixá-la mais saudável e satisfatória. O tempo que você gastava para chegar ao trabalho, por exemplo, pode ser melhor aproveitado, como em uma caminhada ou lendo um livro que você sempre quis, mas não achava tempo. Aos poucos você vai avaliando o que funciona melhor para você e para a sua produtividade.

2. Liste suas prioridades

A melhor maneira de fazer isso é tendo um planejamento diário e semanal alinhado com os objetivos do mês. Ao listar as suas prioridades, você consegue manter o foco no que é mais importante e organizar outros deveres em outros blocos de trabalho. Muitas vezes temos a impressão de que ser produtivo é fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas não é bem assim: quando fazemos uma tarefa de cada vez, ficamos muito mais concentrados e dedicados a ela. Respire, priorize e foque! Ser multitarefa é um estresse que o seu cérebro não precisa 🙂

Algumas ferramentas podem ajudar nesse planejamento e você pode ver com mais clareza a sua lista de tarefas – além de que dar o check em uma atividade é bem prazeroso, né? Anota aí: Asana, Trello, Google Keep e Todoist.

3. Procure manter contato com colegas de trabalho ou amigos que também trabalham remoto

Não se isole! No momento precisamos nos isolar fisicamente, mas isso não significa que temos que parar de conversar, de fazer reuniões ou de até mesmo organizar um happy hour online. É fundamental “trocar figurinhas” e não ficar sozinho(a) no home office. Somos seres humanos e precisamos de interações saudáveis. Mantenha perto de você, mesmo que digitalmente, pessoas que você admira e que fazem a diferença no seu dia a dia. Fique disponível para conversar com outras pessoas e procure ajuda quando necessário. O home office não precisa ser solitário.

4. Separe horários de trabalho e horários de descanso

Não é porque você está em casa que precisa estar disponível 24h por dia para demandas do trabalho. Saiba parar e delimite horários que funcionem pra você. Se você não precisa bater ponto, o home office pode ser uma oportunidade excelente para explorar a sua golden hour. Algumas pessoas trabalham melhor de manhã, outras de tarde e tantas outras de noite. Se escolhemos produzir no horário que “rendemos” melhor, a chance de sermos mais produtivos trabalhando menos horas é bem grande. Aproveite a flexibilidade do home office com sabedoria!

5. Tenha cuidado com as reuniões

Nem sempre uma reunião é agradável ou até mesmo necessária, mas faz parte do jogo. Eventualmente precisamos nos reunir com a equipe, clientes, fornecedores, enfim, não dá pra escapar. Só é preciso cuidado para não deixar essas reuniões improdutivas. Se presencialmente uma reunião pode ser “enrolada”, por vídeo podemos ter outros problemas, como conexão, áudio e imagem. O ideal é identificar a necessidade da reunião, definir um tempo, se necessário, e definir os tópicos previamente. Vale a pena investir em bons fones de ouvido, como os que eliminam ruídos externos, e em uma boa internet.

6. Use técnicas de produtividade

Se está realmente difícil manter a produtividade no home office, algumas técnicas podem ajudar. Pomodoro, GTD e SMART são alguns exemplos. Vale a pena pesquisar mais sobre elas e escolher uma que se adeque à sua rotina e às suas dificuldades.

7. Defina qual é o seu espaço de trabalho

Não é todo mundo que pode fazer isso, mas se possível, defina um único espaço de trabalho dentro da sua casa. Deixe esse ambiente agradável e confortável para que você se sinta bem em trabalhar ali. Procure manter sua mesa organizada e deixe por perto o que você mais usa no seu dia a dia – isso inclui uma garrafinha de água, combinado?

8. Respeite um dia não tão produtivo assim

Todo mundo tem dias e dias, principalmente em tempos desafiadores como o que estamos vivendo. Em dias que as coisas estejam mais difíceis emocionalmente, respeite e dê uma pausa. Uma das piores coisas que existe é trabalhar quando não estamos nos sentindo 100%. Se você pode, tire esse dia de folga – certamente a sua produtividade no home office estará muito melhor no dia seguinte. Se você tem horário a cumprir, converse com seu gestor ou sua equipe e veja o que é possível fazer. Se não for possível, use seu horário de almoço para dar uma caminhada, falar com alguém ou fazer algo que ajude você a se sentir melhor, como trabalhar em um café.

9. Cuidado com as tentações e afazeres domésticos

Só quem trabalha em casa sabe como até a louça na pia pode ser uma tremenda distração para focar no trabalho. Ou dar só uma pausa no sofá e acabar assistindo um filme inteiro. Sabemos que quem tem filhos o papo é ainda mais complexo e desafiador.

Uma dica: ao invés de se proibir e se culpar, faça pausas estratégicas. Levante da cadeira entre uma demanda e outra, se alongue, tome um café e por aí vai. O ideal é encontrar maneiras de contornar as tentações e outros afazeres – cada um no seu ritmo e de acordo com sua realidade.

10. Saiba dizer não

Se você está se sentindo sobrecarregado, saiba dizer não. Se você aceita algo querendo dizer não, estará muito mais vulnerável à ansiedade e ao estresse, comprometendo sua produtividade. O não aqui também vale para as tentações ao seu redor, que falamos anteriormente. Às vezes temos que dizer não para nós mesmos também!

11. Tenha prazos e procure respeitá-los

Além de ajudar na sua produtividade, você não prejudica as pessoas que dependem de você ou do seu trabalho. Imprevistos acontecem, mas é importante respeitar os prazos estabelecidos. Por isso, tenha cuidado com as atividades pessoais que você pode acabar aproveitando o horário de trabalho para fazer. Isso pode virar uma bola de neve que vai atrapalhar muito sua rotina.

O Asana e o Trello são exemplos de ferramentas que ajudam no controle das entregas, mas é legal deixar seus compromissos, profissionais e pessoais em um agenda, como o Google Calendar. Você consegue se organizar melhor e já sabe o que te espera quando uma nova semana começar!

12. Saiba o que e quando delegar

Dica especial para os empreendedores que chegaram até aqui. Delegar é um dos principais desafios da jornada empreendedora, principalmente para quem está começando. É normal querer abraçar tudo, mas não é nada saudável, nem para você e nem para o seu negócio. Entenda que algumas demandas não precisam ficar na sua mão, assim você tem mais tempo para se preocupar com o crescimento da empresa ou com atividades que precisam ser feitas por você. Delegar é uma arte e certamente tem influência positiva na melhora da produtividade no home office.

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