A rotina de quem empreende costuma ser bem agitada! São muitos detalhes que precisam ficar no radar, para que seja possível conciliar o sucesso da empresa, sem deixar de lado também os compromissos da vida pessoal. A boa notícia é que não faltam ferramentas para ajudar os mais diferentes profissionais, como os infoprodutores.
A rotina do infoprodutor engloba algumas tarefas que exigem mais atenção com prazos e criatividade, como o processo de criação do produto digital e do lançamento. Pensando nisso, listamos aqui algumas ferramentas que acabam sendo grandes aliadas de empreendedores e empreendedoras digitais.
Vamos lá?
9 ferramentas para infoprodutores
1. Hotmart
Foco: entregar o infoproduto e receber pagamentos
Uma das principais plataformas de afiliados e produtores digitais não poderia ficar de fora da lista. Plataformas como a Hotmart são ideais para centralizar toda a operação, principalmente para quem está começando.
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2. Google Drive
Foco: armazenamento e compartilhamento de arquivos
Além de usar para salvar seus arquivos na nuvem, o Google Drive é interessante para disponibilizar bônus ou iscas digitais, uma vez que qualquer pessoa com o link possa acessar o material.
Foco: organizar compromissos
Infoprodutores, principalmente em época de lançamento, precisam ficar atentos com prazos e compromissos. Um exemplo interessante são as lives ou webinars que muitas vezes fazem parte das estratégias de lançamento. Além de ter salvo na sua agenda, você pode enviar o convite para a base de e-mails de quem se inscreveu para o evento. Assim, a pessoa recebe a notificação por e-mail e em seu celular e você consegue aumentar a taxa de pessoas que participam da sua live. Você já sabia dessa tática?
4. Trello
Foco: gerenciador de tarefas
Sabemos bem como a rotina de um infoprodutor é corrida e cheia de tarefas. É preciso ficar de olho em tudo para saber o que delegar e o que priorizar, principalmente em épocas de lançamento de produto. O Trello é uma das ferramentas para infoprodutores perfeitas para isso, já que é possível organizar projetos do dia a dia em quadros. A ideia é que você possa acompanhar o que está sendo feito, qual o status e também definir prazos. É uma ótima maneira de visualizar todas as demandas que estão “no seu prato” e também no de sua equipe, se você tiver.
5. Miro
Foco: mara mental
Uma ferramenta que pode ajudar e muito no processo de criação do produto digital. O Miro é uma ferramenta de mapas mentais, assim você pode usar como brainstorming, organizando suas ideias criativas, referências, listas, tudo em um lugar só. Já imaginou uma lousa infinita para colocar todas as suas ideias?
6. Clicksign
Foco: assinar contratos
Eventualmente você vai precisar assinar contratos e você não precisa mais imprimir, assinar e escanear! Hoje existem ferramentas que facilitam esse trabalho e possuem validade jurídica, como a Clicksign.
7. Canva
Foco: criação de artes
Você como um empreendedor digital certamente vai marcar presença nas redes sociais para captar e manter uma audiência engajada. Se você não é designer ou no momento não consegue contratar um profissional, o Canva é uma mão na roda! É uma ferramenta que disponibiliza uma série de modelos, para os mais diferentes formatos – post no Instagram, reels, story, banners, miniaturas para Youtube e por aí vai. Tem muita coisa mesmo, basta você aliar com a sua criatividade e os elementos da sua marca.
8. Capcut
Foco: edição de vídeos
Vídeos são a tendência do momento! Seja no Instagram, seja no TikTok, você precisa aproveitar a força que esse formato de conteúdo possui. É uma ótima maneira de interagir com a sua audiência, de maneira descontraída e entregando conteúdo de valor. Muitas edições podem ser feitas nas próprias redes, mas o Capcut é um aplicativo muito legal e que facilita edições mais complexas. Lá você vai encontrar também vários modelos prontos – basta substituir com as fotos ou vídeos que deseja.
9. RD Station
Foco: envio de email, automação e criação de landing pages
Uma verdadeira ferramenta tudo em um. É possível capturar leads através de formulários, landing pages e pop-ups, disparar e-mails e fazer automação, acompanhar o histórico de cada contato e muito mais. Lembrando que o e-mail marketing é uma estratégia bem importante para nutrição de leads.
Muitos infoprodutores oferecem iscas digitais gratuitas para captação de leads, mas não adianta nada ter o e-mail de uma pessoa, mas não continuar a comunicação com ela. Dificilmente ela continuará engajada e motivada a comprar o seu produto digital, não é mesmo? Por isso, entre as ferramentas para infoprodutores listadas aqui, vale muito a pena investir nessa ou em outra que tenha o mesmo objetivo.
BÔNUS: contabilidade digital para negócios digitais
Colocando todas essas ferramentas para infoprodutores para rodar, você vai estar muito mais preparado(a) para decolar o seu negócio digital! Isso significa que as vendas vão começar a acontecer e você vai ganhar dinheiro. E assim, mais responsabilidades vão aparecer.
E aqui o momento é de delegar!
Não conhecer bem as práticas e regras fiscais para produtores digitais pode gerar prejuízos e dores de cabeça que nenhum empreendedor quer enfrentar. Por isso é tão importante ter um contador de confiança e que seja especialista em negócios digitais para te auxiliar em todo o processo. Uma empresa de contabilidade pode dar todo o suporte nos assuntos fiscais e também em outras rotinas e obrigações contábeis.
Nós da Soluzzi Contadores somos uma empresa de contabilidade digital especializada em negócios e profissionais digitais e feita para quem deseja tomar decisões seguras e ágeis. Estamos sempre acompanhando de perto as tendências do mercado, trabalhando com as melhores ferramentas. A gente sabe bem o que é preciso para que a sua contabilidade e a sua gestão financeira fiquem em dia, sem limitar o crescimento da sua empresa.
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