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Como lançar um produto digital: o que você precisa saber para colocar em prática essa estratégia

Tempo de leitura: 11 minutos

Em meio a tantos negócios digitais, um segmento que vem ganhando cada vez mais destaque é o da venda de infoprodutos. E seja qual for a qualidade, o nicho e o preço de determinado produto digital, o sucesso vai depender de uma série de fatores, inclusive as estratégias usadas antes mesmo do lançamento. É por isso que como lançar um produto digital é uma dúvida de muitos empreendedores e empreendedoras que querem alcançar bons resultados.

Mais do que criar um conteúdo de valor, inovador e atraente, é preciso trabalhar bem a antecipação do seu produto e como você deseja apresentar para o seu público e potenciais clientes.

Nossa missão aqui hoje é mostrar para você tudo o que você precisa saber sobre lançamentos de produtos digitais e as principais dicas de como fazer isso na prática.

Vamos lá?

O que é um produto digital

Bom, caso esse termo ainda seja algo novo para você, é importante saber que os produtos digitais, também chamados de infoprodutos, são materiais que são distribuídos online.

Normalmente são vendidos em plataformas específicas, como a Hotmart, ou diretamente pelos produtores digitais (pessoas que trabalham no desenvolvimento do infoproduto). Esses materiais podem ser e-books, guias, assinaturas de serviços e, os mais comuns, cursos online.

O interessante desse formato de negócio é que, teoricamente, qualquer pessoa pode se tornar um produtor digital. Basta ter conhecimento sobre o que deseja ensinar e compartilhar, ter tempo para organizar a produção de todo o material e cuidar da divulgação e das vendas.

A variedade de nichos ajuda, e muito, para que cada vez mais novos produtores digitais ganhem espaço no mercado. Gastronomia, empreendedorismo, marketing, vendas e finanças são só alguns assuntos que chamam a atenção das pessoas.

Principais tipos de lançamento

Lançar um produto digital vai muito além do que simplesmente cadastrar um novo produto em uma plataforma ou loja virtual e esperar os clientes “caírem do céu”. É uma estratégia mais ampla, que tem como principal objetivo gerar interesse no público, promover a compra e gerar um grande fluxo de receita em um espaço curto de tempo.

É algo que demanda planejamento com antecedência, já que a ideia é gerar um certo senso de urgência e ansiedade pelo produto que está por vir. Lançamentos de sucesso podem começar o aquecimento dos leads com até meses de antecedência.

Como o mercado digital está cada vez mais competitivo, é sempre vantajoso inovar nas estratégias de marketing e vendas. Para ajudar nessa missão, é interessante conhecer os principais tipos de lançamentos e entender o que faz mais sentido para o seu negócio digital no momento.

Curiosidade: esse assunto foi abordado pela primeira vez na Fórmula de Lançamento, cunhada pelo norte-americado Jeff Walker – Erico Rocha trouxe o conceito para o Brasil.

LANÇAMENTO INTERNO

É quando o lançamento de um novo produto é feito para uma base de contatos que o empreendedor digital já possui. Como essa audiência já tem mais familiaridade com a sua marca, a tendência é que as chances de conversão aumentem. Demanda muito esforço de divulgação, com produção de conteúdos nos mais diferentes formatos – imagens, e-mail, vídeos, redes sociais…

LANÇAMENTO RELÂMPAGO

Como o próprio nome sugere, a ideia é que o lançamento seja breve, com duração de 4 a 7 dias. Você vai oferecer uma oferta de produto nesse curto espaço de tempo – o ideal é incluir algum benefício para estimular a compra, como bônus, acesso a materiais complementares e descontos.

LANÇAMENTO SEMENTE

Esse tipo de lançamento é indicado para quem está começando a buscar como lançar um produto digital ou ainda tem pouca experiência no mercado digital. A ideia é que você comece a atrair pessoas interessadas em seu nicho e que vão compartilhar com você seus problemas e desejos. Com essas informações em mãos, você terá mais base para desenvolver um produto digital que esteja alinhado com o que a sua audiência espera e precisa.

LANÇAMENTO PERPÉTUO

Um formato para quem já teve um lançamento de sucesso. O objetivo é repetir o lançamento anterior para que mais pessoas possam adquirir seu produto digital. A principal vantagem é que você pode otimizar ou atualizar o que achar necessário, mas de modo geral vai economizar tempo automatizando processos e reaproveitando conteúdos anteriores.

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre lançamentos, continue a leitura e veja as dicas que consideramos mais importantes para quem quer implementar essa estratégia.

como lançar um produto digital

7 dicas de como lançar um produto digital

#1 Conheça bem a sua audiência

Para que as suas ações de divulgação tenham mais resultado, é importante que você faça tudo pensando na sua audiência. Para isso, é importante conhecê-la muito bem. Quais são suas dores, que canais o seu cliente ideal usa, entenda quem é a sua persona e investigue seu nicho.

#2 Conte com uma boa plataforma de vendas

O principal objetivo de um lançamento é vender. E não adianta você fazer um super lançamento, se não tiver uma boa plataforma de vendas. Você pode vender pelas redes sociais e ter um site próprio, mas recomendamos bastante que você se cadastre em uma plataforma específica para isso, como a Hotmart. 

#3 Trabalhe na produção de conteúdo e na construção da sua autoridade

Dificilmente alguém vai comprar um produto seu, sem conhecer você, seu trabalho e sua experiência. E para trabalhar na construção da sua autoridade, você precisa “mostrar a que veio”. Para isso acontecer, não tem segredo: conteúdo de valor, nos mais diferentes formatos. Iscas digitais (materiais gratuitos de qualidade), lives, webinars, vídeos, e-mail marketing, blog, redes sociais, anúncios e por aí vai! Explore e use as ferramentas digitais a seu favor. É claro que tudo precisa estar de acordo com o seu planejamento de marketing e estar alinhado com o conteúdo que você vai oferecer no seu produto digital.

#4 Estude sobre antecipação e gatilhos mentais

Um dos objetivos de um lançamento é gerar no seu público alvo o desejo, a necessidade, pelo seu produto digital. E uma das melhores maneiras de fazer isso acontecer é com a ajuda dos gatilhos mentais, principalmente de urgência e escassez, para convencer seu potencial cliente a comprar o quanto antes. Procure também criar antecipação, curiosidade e gerar expectativa no lançamento do seu produto digital.

Uma dica é acompanhar o que outros produtores digitais fazem – sem cópias, ok? É uma maneira de entender melhor como funciona um lançamento e quais etapas precisam ser colocadas em prática.

#5 Avalie o marketing de afiliados

Essa estratégia é muito interessante para quem deseja conquistar novos clientes. Você que busca como lançar um produto digital pode contar com a ajuda de outras pessoas que vão divulgar o produto que você criou. A cada venda gerada, esse afiliado digital recebe uma comissão.

#6 Organize seus prazos

Para que tudo aconteça como esperado, é importante ter datas previamente definidas. Organize um cronograma e leve em consideração as principais etapas do seu lançamento. Desde o início da divulgação até o fechamento das vendas.

#7 Se possível, conte com a ajuda de profissionais

Sabemos como a rotina de um empreendedor pode ser corrida. Se você sentir que terá dificuldade em organizar e executar o planejamento, seja por falta de tempo, seja por falta de expertise em determinadas demandas, conte com a ajuda de profissionais em lançamentos. Agências e profissionais de marketing e gestores de tráfego costumam ter experiência com esse trabalho. Não esqueça de perguntar sobre lançamentos já realizados, assim você tem uma ideia melhor do que esperar.

 

E então, gostou de saber mais sobre como lançar um produto digital? Conta pra gente nos comentários!

Conheça a Soluzzi: contabilidade para negócios digitais

Do lado de cá, estamos torcendo para que o seu lançamento seja um sucesso. Nós também sabemos que com as vendas bombando, mais responsabilidades vão aparecer.

Não conhecer bem as práticas e regras fiscais para produtores digitais pode gerar prejuízos e dores de cabeça que nenhum empreendedor quer enfrentar. Por isso é tão importante ter um contador de confiança e que seja especialista em negócios digitais para te auxiliar em todo o processo. Uma empresa de contabilidade pode dar todo o suporte nos assuntos fiscais e também em outras rotinas e obrigações contábeis.

Nós da Soluzzi Contadores somos uma empresa de contabilidade digital especializada em negócios e profissionais digitais. Estamos sempre acompanhando de perto as tendências do mercado, trabalhando com as melhores ferramentas. A gente sabe bem o que é preciso para que a sua contabilidade e a sua gestão financeira fique em dia, sem limitar o crescimento da sua empresa.

Fale com um de nossos especialistas e descubra o que a Soluzzi pode fazer por você e pelo seu negócio:

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