Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Marketing Digital: por que é indispensável para um negócio on-line?

Tempo de leitura: 14 minutos

Se você optou por empreender de forma on-line, precisa entender de marketing digital.

Não há como ignorar esse ponto.

E digo isso, pois, hoje em dia, se um possível cliente realizar uma busca no Google e não encontrar a sua empresa, saiba que, para ele, você simplesmente não existe.

Esse tipo de postura é tudo o que a sua concorrência quer.

Afinal, quanto mais empreendedores perderem tempo sem tomar conhecimento sobre as vantagens do marketing digital, maior a fatia de clientes disponível no mercado.

Portanto, convenhamos: se você não mudar a sua postura quanto ao marketing digital, saiba que, muito provavelmente, o seu empreendimento irá fechar as portas em breve.

E não é isso que você deseja, não é mesmo?

O marketing digital trouxe consigo uma oportunidade ímpar para todos, mas especialmente para o micro, pequeno e médio empreendedor: a  possibilidade de alcançar um número jamais visto de clientes gastando muito pouco e de modo muito rápido.

Cá entre nós: qual empreendedor, em sã consciência, não desejaria ter acesso a uma oportunidade dessa?

Portanto, se deseja aproveitar esse tipo de oportunidade, hoje, a Soluzzi irá compartilhar contigo as principais formas de aplicação para você trabalhar com marketing digital no seu negócio, além de explicar o que ele é e quais as suas vantagens.

Dito isso, confira tudo isso a seguir:

  • O que é marketing digital?
  • Vantagens do marketing digital
  • Marketing Digital: como aplicá-lo ao seu negócio
  • Conheça a Soluzzi!

O que é marketing digital?

O marketing digital compreende estratégias e ferramentas que atuam no meio virtual com o objetivo de realizar vendas de modo exponencial. Assim, se utiliza da internet e seus canais de comunicação (site, redes sociais, aplicativos em geral, etc) como forma de promover serviços e produtos através do relacionamento com os seus clientes.

De um modo geral, a lógica por trás do marketing digital está pautada naquela já desenvolvida a anos atrás no marketing tradicional.

Dessa forma, para descobrir como trabalhar com marketing digital é necessário saber que os seus princípios são os mesmos do tradicional.

Em essência, marketing engloba ambos. É tudo uma coisa só.

Isso quer dizer que há a necessidade da constante atualização por parte do empreendedor que visa se utilizar da tecnologia como forma de consolidar o seu empreendimento, promover economia e aumentar a sua receita.

Um ponto super interessante a respeito do marketing digital é que, tal como o tradicional, ele necessita de associação com o setor de vendas.

Logo, para as suas estratégias alcançarem os resultados desejados, você precisa trabalhar o seu marketing associado às suas estratégias de vendas, constantemente.

Vantagens do marketing digital

IMG 5942 - Soluzzi

Se você já não via a hora de conhecer as principais vantagens presentes no marketing digital, prepare-se, pois vou apresentá-las.

Entretanto, de antemão saiba que, se você não se comprometer de verdade com a aplicação das práticas do marketing digital, não irá desfrutar de nenhum dos seus benefícios.

Por isso, se assumiu o compromisso e realmente irá colocá-las em prática, descubra quais são as suas principais vantagens a seguir:

Já dizia o ditado: quem não é visto não é lembrado.

E para atuar de forma assertiva com o marketing digital, você precisa estar presente onde o seu cliente ideal, sua persona, está.

Por isso, descobrir em quais canais de comunicação, quais redes sociais, aplicativos, etc, ele está é indispensável para alcançar o resultado desejado no seu empreendimento.

Logo, como foi dito no começo do conteúdo: não vacile, quando o seu futuro cliente pesquisar o seu empreendimento no Google e/ou buscá-lo nas redes sociais. 

Ele precisa te encontrar lá, se você espera alcançar o sucesso desejado.

Essa é a hora em que você passará segurança necessária e terá a oportunidade de construir relacionamento com ele, além de alcançar os resultados esperados.

Mapear a Jornada de Compra

Antigamente, a jornada de compra do cliente era linear.

Ou seja, a publicidade de um produto ou serviço chegava através dos canais tradicionais de divulgação (jornais, revistas, canais de TV, etc).

Assim, o cliente avaliava o produto e/ou serviço e se dirigia até o local para adquiri-lo.

Atualmente, por conta da internet e das inovações que surgiram através dela, o cliente não possui mais uma jornada linear de aquisição.

Dessa forma, se o cliente deseja realizar a compra de um produto e/ou serviço, ele, hoje, tem a opção de pesquisa-lo na internet, fazer a comparação de preços, avaliar a sua qualidade e se dirigir até um ponto de vendas para analisá-lo ainda mais e, a partir daí, decidir sobre a sua aquisição.

Hoje, através da presença digital, você consegue mapear em quais canais o seu lead ou cliente está, como se comporta e, assim, decidir pela melhor estratégia de marketing para levá-lo a tomar a decisão desejada.

Conquistar Autoridade

No marketing digital, o seu posicionamento nos canais de comunicação é imprescindível também por conta da construção de autoridade do seu negócio.

Afinal, ao ver a sua marca aparecer no Google e produzir um conteúdo de valor, que esclareça as dúvidas dos seus leads e clientes, gerem relacionamentos e provoquem menções a respeito da sua marca, tenha certeza que a sua estratégia a longo prazo fará toda diferença para a consolidação da sua empresa.

Com o tempo, o seu empreendimento será visto como um negócio que agrega valor para a persona a que se destina e, dessa forma, vai se tornar referência nos assuntos que trata.

Isso facilita demais na aquisição de novos clientes, que irão passar a recomendar os seus serviços e/ou produtos.

Fidelizar Clientes

Após a primeira aquisição do cliente quanto aos seus serviços e/ou produtos, há a necessidade de se pensar no pós-vendas.

Através do marketing digital, você pode estar muito mais próximo do seu cliente do que da forma tradicional.

Além disso, como as estratégias do marketing digital possibilitam mapear boa parte do comportamento desse cliente, você conseguirá ser assertivo na construção desse relacionamento.

Só para você ter uma ideia: ao produzir conteúdo de valor, seja através de um blog post, redes sociais e e-mail marketing, você mostrará para o seu cliente o quanto você está focado em promover soluções para ele.

Isso, com o passar do tempo, promove a construção de um relacionamento duradouro e mais receita para a sua empresa.

E, assim, sempre que o seu cliente precisar de algum serviço e/ou produto ofertado pelo seu negócio, quem você acha que ele vai procurar? O concorrente?

É óbvio que ele vai buscar pela sua empresa.

Gerar Resultados de Longa Duração

Com o marketing digital, como já foi mencionado anteriormente, você pode gerar resultados a longo prazo.

E isso pode ser definido com estratégias orgânicas, que não envolvem o investimento financeiro, ou estratégias pagas.

De antemão, saiba que ambas devem ser utilizadas.

Nesse caso, um ótimo exemplo a ser citado é o uso da estratégia de SEO (search engine optimization) associada ao blog post.

Ao longo do tempo, um blog bem construído com estratégias de SEO ganha cada vez mais relevância, autoridade e permite que você seja encontrado facilmente no Google.

Além disso, possibilita também o fortalecimento do relacionamento com cliente, por conta do direcionamento do conteúdo.

E, uma vez postado, esse conteúdo continua no seu blog e/ou site

Ao longo do tempo, sempre que um lead e/ou cliente necessitar e pesquisar por ele, poderá ser impactado e gerar resultados positivos para você.

Dessa forma, esse conteúdo passa a ser uma estratégia de resultados a longo prazo.

Marketing Digital: como aplicá-lo ao seu negócio

marketing digital

Para trabalhar com marketing digital, se você deseja obter êxito na sua aplicação e alcançar seus objetivos, saiba que alguns pontos são fundamentais.

Você já ouviu falar dos 4P’s do marketing digital?

Caso a sua resposta seja “não”, saiba que eles são necessários para atender à segmentação de mercado do seu negócio digital.

Descubra a seguir quais são os 4P’s:

Produto

No marketing digital, o produto é tudo aquilo que é produzido para atender  desejos e necessidades, possui um valor monetário definido e pode ser comercializado no mercado.

Logo, você precisa ter o seu produto muito bem definido.

Preço

Analisar o mercado, concorrência e percepção de valor pelo consumidor, é indispensável para formular o preço a ser cobrado pelo seu produto e/ou serviço.

E isso é necessário, pois o preço possui a capacidade de afetar a percepção de valor e consequentemente o mercado.

Para que tudo isso seja possível, você precisa avaliar os custos e despesas fixas, além das variáveis para que o seu negócio possa realizar a comercialização.

Praça

O conceito de praça não costuma ser bem compreendido pelos empreendedores

Entretanto, saiba que a ideia está associada basicamente ao local onde o possível cliente entrará em contato com o seu produto e/ou serviço.

Algumas perguntas que você pode fazer para definir a sua praça são as seguintes:

  • Como o seu produto pode ser encontrado?
  • Em que lugar o seu futuro cliente entra em contato com o produto e/ou serviço?
  • Quais os canais que o seu produto e/ou serviço utiliza para ser distribuído?
  • Quais os meios digitais o seu empreendimento utiliza como forma de manter um relacionamento com o cliente?

São perguntas que vão definir “a Praça” do seu negócio.

Promoção

Nesse caso, apesar do conceito mais popular sobre promoção, o qual as pessoas costumam associar à informação de descontos, sua explicação não está associada a esse ponto.

Aqui a promoção trata do seguinte: promover o produto e/ou serviço e, para isso, utilizar estratégias que façam a divulgação da oferta realizada pelo seu negócio digital de forma persuasiva e para o público certo.

Há ferramentas como Google Ads e Facebook Ads que são muito utilizadas para promoção de produtos e/ou serviços através da gestão de tráfego.

Observação: saiba que “os 4P’s do marketing” é apenas uma das estratégias mais utilizadas, mas há também os “8P’s”, além de outras. É importante frisar isso para que você veja o quanto é importante se manter atualizado no marketing digital.

Conheça a Soluzzi!

blog 64 - Soluzzi

Trabalhar com marketing digital enquanto busca a consolidação do seu empreendimento fará toda diferença na sua jornada empreendedora.

Entretanto, associado ao marketing digital, você precisa utilizar informações que são responsáveis por manter a saúde do seu negócio.

A contabilidade digital compreende muito bem as demandas do empreendedor que atua de forma on-line, pois foi pensada para gerar segurança, agilidade, economia de tempo e dinheiro, principalmente para aqueles que atuam no meio virtual.

Se deseja saber mais sobre a solução que, associada ao marketing digital, lhe protege contra dores de cabeça e traz paz de espírito, clique agora mesmo no botão abaixo!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Nossos endereços

Matriz:
R. Jose Gonçalves de Moraes, 153
João Berbel III – Cravinhos/SP
Cep: 14140-000
CRC: 2SP041251/O-0

Filial:
R. José Leal, 549
Alto da Boa Vista – Ribeirão Preto/SP
Cep: 14025-260
CRC: 2SP043269/O-4

Não deixe seu negócio sem uma CONTABILIDADE ESPECIALIZADA

Solicite uma proposta agora!