Empreendedor Digital: por que é mais vantajoso empreender pela internet?

Tempo de leitura: 12 minutos

Se tornar empreendedor digital já não é mais uma opção. E digo isso sem exageros. 

Quer uma prova?

No seu cotidiano, quando você deseja procurar por um produto ou serviço, por onde realiza essa busca?

Aposto que você dirá: é óbvio que acesso o Google pelo celular e faço a pesquisa!

E é justamente nesse ponto que quero chegar, pois note que, hoje em dia, durante boa parte do seu tempo, as consultas sobre produtos e/ou serviços são realizadas no ambiente digital.

Além disso, conforme pesquisas realizadas pela TIC domicílios, 3 em cada 4 brasileiros acessam a internet.

Logo, se você deseja aumentar a sua receita e minimizar seus custos, saiba que ter um produto e/ou serviço no digital é uma ótima escolha por dispor de praticidade, agilidade e economia — acima de tudo.

Convenhamos: quem não deseja dispor de mais flexibilidade e autonomia ao empreender, né?

Até porque, você bem sabe que a jornada empreendedora não é fácil, é desafiadora; muitas vezes, desgastante e solitária.

E ela não precisa ser assim para sempre, pois, ao tomar decisões assertivas, você poderá focar naquilo que realmente importa, ou seja, sua atividade principal.

Dessa forma, você poderá ter mais tempo para aproveitar com amigos e familiares, além de desfrutar de resultados positivos no seu negócio.

Dito isso, se deseja descobrir como ser empreendedor digital e conhecer ainda mais sobre as vantagens dessa escolha, atente-se aos tópicos selecionados para você a seguir:

  • O que é empreendedor digital?
  • Empreendedor Digital: principais oportunidades
  • Como se tornar empreendedor digital?
  • Conheça a Soluzzi!

O que é empreendedor digital?

O empreendedor digital é um indivíduo que possui uma mentalidade empreendedora, mas alinhada às inovações tecnológicas. Dessa forma, esse empreendedor busca utilizar a plataforma digital, a internet, como meio de obter lucro, com gastos menores que os de um negócio tradicional, e, além disso, com mais flexibilidade e autonomia.

A atuação do empreendedor digital não se restringe apenas aos infoprodutos (produtos digitais), como muitos pensam.

Todo empreendimento que se utiliza do ambiente virtual para fazer negócio e se enquadra nas regras específicas desse meio para poder usufruir dos seus benefícios, poderá ser considerado como uma empresa digital também.

Há negócios tradicionais que também atuam no digital.

Um e-commerce, um comércio on-line, pode vender produtos físicos, mas também infoprodutos.

Como exemplo, posso citar o e-commerce da Magazine Luiza e a plataforma da Hotmart. Enquanto o foco do primeiro está nos produtos físicos, a segunda está nos produtos  exclusivamente digitais.

Confesso: o digital representa um novo mercado cheio de possibilidades a serem desbravadas pelo empreendedor digital.

Por isso, não perca tempo! Aproveite o quanto antes!

Empreendedor Digital: principais oportunidades

empreendedor digital

Se você optou por se tornar um empreendedor digital, saiba que nem tudo muda nessa plataforma.

Aqui me refiro aos fundamentos, aos princípios, às boas práticas para fazer um negócio acontecer e gerar o resultado desejado.

Portanto, saiba que, mesmo ao empreender nesse ambiente, práticas como o planejamento estratégico jamais deverão ser deixadas de lado, pois isso independe do modelo de negócio/mercado de atuação.

Após frisar isso, compartilho a seguir as principais oportunidades que esse mercado trouxe para os empreendedores digitais brasileiros dispostos a agir de forma estratégica:

Aumento da presença digital

Como já foi dito no começo deste artigo, hoje, principalmente no Brasil, a presença digital só aumenta — seja das pessoas ou das empresas.

Portanto, se você não estiver presente no ambiente virtual, ao ser procurado na Google, por exemplo, você (ou sua empresa), praticamente, não existirá para o mundo.

Frente a esse cenário, não levar em consideração os inúmeros desafios e oportunidades alinhados a esse novo formato, é virar as costas para a realidade e optar pelo fracasso, pois pode apostar que a sua concorrência estará constantemente buscando um diferencial para deixar você para trás.

Facilidade de acesso aos clientes

Se há um ponto, no modelo tradicional de se fazer negócio, que limitava o alcance de clientes, era justamente a falta de dinamismo e flexibilidade como consequência dos encontros presenciais.

Com o advento da internet e democratização do ambiente virtual, muitos dos encontros de negócios passaram a ocorrer no formato on-line e isso ampliou o alcance da clientela para o empreendedor digital.

Imagina só não correr mais o risco de pegar engarrafamento, evitar o stress de reuniões marcadas novamente por conta de imprevistos — isso sem falar na redução do gasto com a elaboração desses encontros com o cliente, tão necessários para o fechamento de contratos.

Convenhamos: quem não deseja tamanha praticidade e economia, né?

Saiba que, agora, tudo isso está à sua disposição.

Maior exposição ao mercado

O alcance que a internet possibilita para o empreendedor digital é absurdamente maior do que aquele obtido de forma tradicional, no ambiente físico.

Imagina só o tanto de oportunidades geradas em uma plataforma que não apenas lhe permite alcançar pessoas a nível nacional, mas mundial — a depender do seu negócio.

Se você já conquistou alguns clientes na sua região, através de práticas convencionais, e suas ações surtiram o efeito desejado, saiba que através do digital isso poderá aumentar exponencialmente.

Tudo dependerá do seu planejamento e, para isso, da clareza das informações geradas por uma contabilidade que entenda os seus desafios.

Menor investimento inicial

Se evitar gastos consideráveis com um espaço físico, diversos colaboradores, mobília, etc já economiza demais para o seu negócio, por que seguir com o projeto de montar uma empresa tradicional e correr o risco de reduzir consideravelmente o seu lucro?

Não faz sentido, certo?

E é por isso que muitos empreendedores, principalmente aqueles na fase inicial, optam pela internet como seu principal ambiente para negócios.

Afinal, é devido ao baixo investimento e maior flexibilidade que essa opção passa a ser a mais viável para o indivíduo que, além de sofrer com o desafio inicial do empreendedorismo, precisa enfrentar a burocracia e o peso dos tributos como de costume.

Portanto, fixe esses pontos, pois representam as principais oportunidades para o empreendedor digital.

Como se tornar empreendedor digital?

Você já sabe que se tornar empreendedor digital não é sinônimo de ter menos responsabilidades em comparação a um negócio tradicional.

Na verdade, você terá acesso a mais facilidades. Porém, seu nível de planejamento e atenção serão os mesmos.

Sendo assim, saiba que, se você deseja se tornar empreendedor digital, há algumas tomadas de decisão estratégicas que farão toda diferença na consolidação do seu empreendimento

Descubra quais são a seguir:

Defina um nicho

Defina um grupo de pessoas com problemas específicos.

Busque conhecê-las a fundo, mapeie suas dificuldades e promova uma solução real para os problemas enfrentados por elas.

Não adianta tentar abraçar o mundo, pois, assim, não conseguirá ajudar ninguém, nem terá resultado algum!

O importante é conhecer as pessoas que necessitam/desejam o seu produto e/ou serviço profundamente.

Isso permitirá que você seja efetivo nas suas ações.

Não abra mão do planejamento

O planejamento é uma ferramenta essencial para agir de forma estratégica em qualquer negócio.

É através dele que você poderá tomar decisões mais seguras, além de pensar em todas as etapas necessárias para um empreendimento dar certo.

Será essencial para alcançar o objetivo desejado.

Defina estratégias que geram receitas

Definir estratégias que geram receitas será imprescindível para empreender no digital.

E digo isso, pois, sem receita, um negócio jamais se consolidará.

Deixar tudo muito bem estruturado permitirá que você tenha clareza nos processos necessários para o seu empreendimento e, assim, possa geri-lo da melhor forma.

Por isso, pense em como irá vender o seu serviço ou produto no ambiente virtual. Se, por exemplo, será vendido por assinatura ou não; se a venda vai ocorrer uma vez só; qual o preço a ser cobrado, etc.

Ter tudo isso muito bem definido vai gerar uma certa previsibilidade e, agir assim, será estratégico para você.

Se deseja ser um empreendedor digital e tornar o seu negócio ainda mais lucrativo, veja um vídeo com dicas exclusivas, feito sob medida para você, logo abaixo:

Conheça a Soluzzi!

A Soluzzi é uma contabilidade que surgiu para ajudar negócios que atuam principalmente na internet.

Uma contabilidade que fala a mesma língua do empreendedor digital, que compreende os seus desafios e necessidades.

Uma contabilidade digital.

Afinal, não faz sentido alinhar-se com quem não consegue compreender os seus problemas, nem conhece de verdade os seus desafios, não é mesmo?

Cá entre nós: quem poderá entender melhor seu empreendimento, um negócio que vive no mesmo ambiente que o seu ou aquele que não se adapta às mudanças?

Encontrar negócios parceiros que compartilham da mesma visão de mundo, que andam de mãos dadas com a tecnologia e focam naquilo que realmente importa, o crescimento no mercado digital, é o que permitirá o alcance dos resultados desejados.

Assim, você poderá focar na sua atividade principal, simplificar processos e organizá-los tranquilamente.

Não haverá motivos para dor de cabeça, nem stress na abertura do seu empreendimento, desde que você aja de forma estratégica e, consequentemente, faça as escolhas certas!

Dito isso, se deseja se tornar um empreendedor digital, não perca tempo, entre em contato conosco agora mesmo e descubra como ter mais autonomia, flexibilidade e paz de espírito  ainda hoje!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Nossos endereços

Matriz:
R. Jose Gonçalves de Moraes, 153
João Berbel III – Cravinhos/SP
Cep: 14140-000
CRC: 2SP041251/O-0

Filial:
R. José Leal, 549
Alto da Boa Vista – Ribeirão Preto/SP
Cep: 14025-260
CRC: 2SP043269/O-4

Não deixe seu negócio sem uma CONTABILIDADE ESPECIALIZADA

Solicite uma proposta agora!