28 ferramentas para e-commerce que vão ajudar a otimizar sua loja e sua rotina

Tempo de leitura: 15 minutos

O principal objetivo de qualquer e-commerce é ter um bom volume de vendas. E para que isso aconteça, é bem importante que toda a operação esteja organizada e que o empreendedor consiga otimizar todos os processos, não apenas de vendas. No momento de otimizar a performance da loja virtual, toda ajuda é bem-vinda, principalmente com ferramentas para e-commerce.

Nossa intenção aqui é mostrar que existem ferramentas para as mais diferentes etapas da operação, que juntas vão contribuir para um e-commerce mais otimizado e pronto para vender mais e melhor. Muitos empreendedores acham que o problema está nas vendas, quando na verdade uma simples mudança na performance da loja já faz toda diferença.

Por isso, para escolher bem as ferramentas para e-commerce, é interessante saber os nichos da sua operação e entender o que precisa de um impulso ou mais atenção no momento. Listamos 28 ferramentas que consideramos estratégicas e que podem potencializar o seu negócio online e até mesmo dar uma força na sua rotina! Recomendamos que você salve este artigo nos favoritos, para usar como referência sempre que precisar.

Vamos lá?

28 ferramentas para e-commerce que você precisa conhecer

#1 Website Grader

Foco: análise de desempenho

É uma ferramenta que permite uma análise geral do desempenho do próprio e-commerce e também dos concorrentes. Ela aponta, por exemplo, melhorias no SEO do site e na experiência do cliente que navega pelo site.

#2 Trello

#3 Asana

Foco: gerenciador de tarefas

Sabemos bem como a rotina de um empreendedor é corrida e cheia de tarefas. É preciso ficar de olho em tudo para saber o que delegar e o que priorizar. O Trello e o Asana são ferramentas perfeitas para isso, já que elas organizam projetos do dia a dia em quadros. A ideia é que você possa acompanhar com sua equipe o que está sendo feito, qual o status e também definir prazos. É uma ótima maneira de visualizar todas as demandas da empresa.

#4 Get Cold Turkey

Foco: produtividade

Você está precisando focar no trabalho e nos ajustes do seu e-commerce, mas algumas distrações estão te atrapalhando? Essa ferramenta pode ajudar a aumentar sua produtividade! É um aplicativo para computador que bloqueia temporariamente redes sociais e outros sites que podem estar te distraindo enquanto você está trabalhando.

#5 Google Analytics

Foco: análise

Se você ainda não instalou em sua loja virtual, não perca mais tempo. O Google Analytics é uma ferramenta importante para otimizar as suas estratégias digitais, uma vez que gera relatórios dos mais diferentes aspectos do e-commerce, desde o número de visitantes até a conversão de leads. Esse apoio é essencial para tomadas de decisão com base em dados.

#6 Canva

Foco: design

Melhor amigo dos empreendedores que ainda não contam com o trabalho de designers para desenvolver artes para redes sociais, banners, entre outros. O Canva é uma ferramenta gratuita que permite a criação de peças para redes sociais, infográficos e outros conteúdos visuais de uma forma bem intuitiva. Você pode até usar como base alguns modelos prontos e usar fotos gratuitas, fontes e ilustrações.

#7 JivoChat

Foco: atendimento

Essa ferramenta para e-commerce centraliza os canais de atendimento do seu e-commerce em um só lugar: chat, telefone, e-mail, Facebook Messenger, Telegram e Viber. O que pode ser bem vantajoso para a sua loja, já que os visitantes podem entrar em contato com a sua equipe por uma só entrada.

#8 Etus

#9 Mlabs

Foco: gerenciamento mídias sociais

Essas duas ferramentas permitem o agendamento de posts no Instagram, Facebook, LinkedIn e outras mídias. Além disso, tanto o Etus como o Mlabs, oferecem relatórios com os resultados e desempenhos das publicações. Vale a pena investir, principalmente se você não tem tempo de ficar publicando em tempo real e prefere agendar de acordo com o planejamento de mídias sociais. Se você tiver um time de marketing, pode ter certeza que será muito útil. Se você contratar uma agência, verifique se a mesma já oferece essa facilidade ou se você precisa contratar um plano.

#10 Primeira compra

Foco: cupons [disponível na plataforma de e-commerce Nuvemshop, mas você pode procurar algo semelhante na loja de aplicativos do seu e-commerce ou verificar se já não existe alguma integração instalada que permite a criação de cupons]

Com essa ferramenta para e-commerce você pode criar cupons exclusivos para quem nunca comprou em sua loja. O desconto será validado por meio de CPF e e-mail. Essa estratégia é muito utilizada, justamente pela possibilidade de trazer um novo cliente para o site. Tenha em mente que muitos consumidores esperam esse cupom de primeira compra, por ser algo muito praticado entre as lojas virtuais.

#11 Tiny PNG

#12 Tint JPG

Foco: otimização de imagens

É bem importante que o seu e-commerce seja veloz, uma vez que grande parte dos consumidores costumam comprar pelo celular e até mesmo na rua, sem necessariamente usar uma rede wi-fi. E uma das maneiras de deixar o site rápido é otimizando as imagens para que elas fiquem mais leves. As ferramentas para e-commerce Tiny PNG e Tiny JPG usam técnicas de compressão inteligentes, para que a perda da qualidade das imagens seja pequena e o arquivo reduzido consideravelmente.

ferramentas para e-commerce

#13 Mailchimp

Foco: e-mail marketing

Uma ferramenta para e-commerce bem completa, principalmente para quem já coloca em prática ações de marketing. Com o Mailchimp é possível disparar e-mails, criar formulários, landing pages e pop-ups.

#14 RD Station

Foco: marketing

Uma verdadeira ferramenta tudo em um. É possível capturar leads através de formulários, landing pages e pop-ups, disparar e-mails e fazer automação, acompanhar o histórico de cada contato e muito mais.

#15 Trusted Site

Foco: selo

Com essa ferramenta você pode mostrar para seus clientes que a sua loja virtual é segura, por meio de um selo. Essa certificação passa mais credibilidade e segurança, o que pode aumentar o engajamento e as conversões. O aplicativo também faz uma análise automática do e-commerce, em busca de vírus, malware entre outras atividades maliciosas.

#16 WebPeak

Foco: otimização SEO

Ferramenta ideal para quem quer um melhor posicionamento orgânico no Google. Ela possui os principais recursos para que você acompanhe a evolução do site nos resultados de pesquisa.

#17 Google Search Console

Foco: análise do site

Uma ferramenta que permite entender como o seu e-commerce é visto pelo Google. Ela analisa por meio de quais palavras-chave os usuários chegaram até o seu site por meio da busca orgânica e quais informações foram definitivas para que a sua loja fosse encontrada. O Google Search Console mostra também dados de segurança do site, links internos e teste de compatibilidade com dispositivos móveis.

#18 OptinMonster

Foco: pop-ups

Uma das ferramentas de pop-ups mais conhecidas. Você cria pop-ups do zero e monta o criativo como quiser: texto, tamanho, cores e imagens são personalizáveis – você também pode usar modelos prontos. É possível também determinar condições para que o pop-up apareça, como saída, rolagem, tempo na página, entre outros.

#19 Recuperador de carrinho

Foco: melhorar a conversão de vendas [disponível na plataforma de e-commerce Nuvemshop, mas você pode procurar algo semelhante na loja de aplicativos do seu e-commerce ou verificar se já não existe alguma integração instalada que tenha esse objetivo]

O abandono de carrinhos é um desafio para muitas lojas virtuais, mas acaba sendo uma oportunidade de tentar conquistar o cliente novamente e fechar essa venda. Com essa ferramenta é possível enviar e-mails personalizados para quem não finalizou a compra. Ela também disponibiliza relatórios dos produtos mais abandonados.

#20 Mercado Pago

#21 PayPal

#22 Pagseguro

Foco: sistemas de pagamento

Quanto mais formas de pagamento você oferecer, sem que isso prejudique a sua operação, maiores são as chances do cliente comprar em seu e-commerce. Mercado Pago, PayPal e Pagseguro são os sistemas de pagamentos mais populares – praticamente todas as plataformas de e-commerce podem integrar essas soluções de pagamento ao site.

#23 Polen

Foco: solidariedade

Essa ferramenta funciona como um cashback solidário. Você define quais causas quer apoiar e o seu cliente poderá escolher uma delas. Ao clicar, parte do valor da compra será destinada à causa escolhida.

#24 Mobile Speed Scorecard

Foco: otimização dispositivos móveis

É uma plataforma do Google voltada para a performance em dispositivos móveis. O grande diferencial é que a ferramenta oferece uma tabela comparativa sobre a velocidade de carregamento dos concorrentes.

#25 Preço Certo

Foco: precificação

A formação de preços é uma das principais dúvidas entre os empreendedores que comandam um e-commerce. O Preço Certo é uma ferramenta de formação de preços e análise de indicadores financeiros que ajuda nessa tomada de decisão. Você vai conseguir precificar seus produtos levando em consideração a margem de lucro desejada.

#26 Instapage

Foco: landing pages

As landing pages são bem importantes para a captura de e-mails para a sua base de contatos. Com essa ferramenta você pode criar páginas do zero ou utilizar modelos prontos, editando como preferir.

#27 Sizebay

Foco: provador virtual

Uma das ferramentas para e-commerce mais estratégicas e importantes, principalmente se você trabalha no segmento de vestuário. A Sizebay é uma ferramenta de provador virtual de inteligência artificial, que encontra o tamanho ideal de roupas e sapatos para o consumidor. A experiência do cliente e o aumento da taxa de conversão já são motivos suficientes para você fazer esse investimento em seu e-commerce.

#28 Contabilidade digital

Foco: gestão financeira e contábil

Se tudo der certo, as suas vendas vão decolar e o seu e-commerce será um sucesso! Boas notícias, claro, mas também significa que mais responsabilidades estão por vir. Para evitar problemas, o melhor a se fazer é ter uma assessoria contábil para atender todas as suas necessidades. Prefira uma empresa de contabilidade digital que tenha experiência com lojas virtuais, assim você consegue automatizar e otimizar muitos processos.

Nós da Soluzzi Contadores somos uma empresa de contabilidade digital especializada em negócios e profissionais digitais e estamos sempre acompanhando de perto as tendências do mercado, trabalhando com as melhores ferramentas. A gente sabe bem o que é preciso para que a sua contabilidade fique em dia, sem limitar o crescimento do seu e-commerce.

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Fale com um de nossos especialistas e descubra o que a Soluzzi pode fazer pela sua loja virtual:

Gostou de conhecer mais ferramentas para e-commerce? Você também pode conferir a loja de aplicativos da plataforma que você utiliza e encontrar mais opções que possam ajudar a melhorar a performance da sua loja. Lembrando sempre que a ideia é usar a tecnologia como aliada para otimizar processos, facilitar sua rotina e dar mais visibilidade ao seu e-commerce.

Boas vendas!

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