Como o planejamento tributário pode ser estratégico para o seu negócio digital

Tempo de leitura: 8 minutos

A carga tributária brasileira tem fama de ser complexa e de tirar o sono de muitos empreendedores, principalmente aqueles que estão começando. No entanto, cumprir as obrigações fiscais e tributárias da sua empresa pode ser mais fácil do que você imagina, principalmente se você contar com uma assessoria contábil especializada e de sua confiança. Uma das estratégias para isso acontecer na prática é fazer um bom planejamento tributário.

Mesmo que você não tenha a menor intenção de ser “fora da lei” e sonegar impostos, pequenos erros em suas obrigações mais burocráticas podem levar a multas e outras penalidades. É por isso que o planejamento tributário é tão importante para a gestão e o crescimento da sua empresa. Para planejar os tributos com mais responsabilidade você vai precisar da assessoria de um contador, sim, mas é interessante que você entenda mais sobre o assunto e saiba como aproveitar essa estratégia da melhor maneira para o seu negócio digital.

O que é planejamento tributário

Antes de tudo, vamos ao que NÃO é um planejamento tributário:

sonegação de impostos

Isso mesmo. Ainda que o principal objetivo do planejamento tributário seja enquadrar a sua empresa no melhor regime tributário possível, isso não significa deixar de pagar os tributos devidos por meio de fraudes ou outras informações que não são verdadeira do seu negócio. Sonegar impostos é crime!

Com o planejamento tributário é possível fazer uma melhor gestão do pagamento dos tributos e ainda reduzir legalmente a carga tributária. Essa estratégia também é chamada de elisão fiscal.

Nós sabemos bem que toda economia dentro de uma empresa faz diferença, principalmente nos dias de hoje. Por isso, além de ficar em dia com o fisco, com o planejamento tributário você tem a chance de pagar menos impostos, de conhecer os incentivos fiscais cabíveis para o seu negócio e de adiar certos pagamentos quando necessário.

Principais benefícios

Para os negócios digitais, um bom planejamento tributário pode ser bem estratégico para o crescimento da empresa. Você sabia, por exemplo, que é possível conseguir imunidade tributária para e-books e pagar menos impostos?

Sem falar que uma das características dos negócios digitais é o rápido crescimento. A sua empresa pode ter muito potencial para começar a performar mais, fazer lançamentos cada vez maiores e ver o faturamento aumentar. Ou seja, as suas obrigações fiscais e tributárias podem mudar rapidamente, e se você não ficar de olho nisso, vai acabar prejudicando todo esse crescimento.

Veja outros benefícios de fazer um planejamento tributário coerente e responsável para o seu negócio:

  • evitar problemas de fiscalização;
  • redução de custos;
  • você tem uma visão mais completa do seu orçamento anual e das despesas futuras;
  • você vai trabalhar com o regime tributário maia adequado, sem pagar impostos de mais e nem de menos;
  • possibilidade de aproveitar incentivos fiscais que até então você não conhecia ou achava que não funcionava para o seu negócio e usá-los da maneira correta;
  • melhor definição da atividade econômica realizada na empresa;
  • mais informações para fazer simulações e análises de cenários do seu negócio. Exemplo: a meta é quadruplicar suas vendas online, aumentando consequentemente o faturamento. Se isso acontecer, será preciso mudar o regime tributário ou não? O planejamento tributário pode te dar essa resposta preventiva e você e seu contador já ficam preparados para eventuais mudanças;
  • ficar legalmente em dia com as obrigações fiscais e tributárias.

Como fazer o planejamento tributário

O primeiro passo para fazer o planejamento tributário é acionar a sua assessoria contábil. Se você ainda não tem uma contabilidade responsável pela sua empresa, recomendamos fortemente que você contrate. Quanto antes você tiver um contador de confiança cuidando da sua empresa, mais rápido você estará em dia com todas as suas obrigações e terá profissionais especializados cada vez mais alinhados com o seu negócio.

Ao longo desse processo, alguns dados também precisam ser coletados, como o porte e a estrutura da empresa, o enquadramento tributário atual, as atividades do negócio e informações operacionais, administrativas, contábeis e financeiras. Quanto mais informações você e o contador tiverem sobre a empresa, mais completo e seguro será o planejamento tributário.

Para o seu conhecimento, existem basicamente três tipos de regimes tributários para empresas:

  1. Simples Nacional
  2. Lucro Presumido
  3. Lucro Real

Dentro desses regimes estão diferentes formas de planejar a tributação das empresas.

A natureza jurídica da empresa é outra informação que interfere na escolha do regime tributário. Cada uma possui suas características e limitações. É a natureza jurídica que vai definir quais regimes podem ou não serem escolhidos pela empresa.

Alguns exemplos mais comuns:

  • Microempreendedor Individual (MEI)
  • Microempresa (ME)
  • Empresas de Pequeno Porte (EPP)
  • Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)
  • Empresário Individual (EI)
  • Sociedades Limitadas (LTDA)
  • Cooperativas
  • Sociedades Anônimas
  • Sociedades Mistas

E como o próprio nome sugere, é preciso planejamento! Tenha em mente que não é toda hora que você pode escolher ou mudar o seu regime tributário. Existem dois momentos para isso: na abertura da empresa e a cada virada de exercício fiscal (janeiro de todo ano) – em alguns casos não é possível alteração de regime tributário após o início do exercício fiscal. Por isso o planejamento é tão importante e deve ser feito com antecedência para evitar que um erro comprometa a sua operação ao longo do ano.

O que você e seu contador vão fazer depois do planejamento tributário também é importante. Vocês estarão mais preparados para responder perguntas como:

  • é possível diminuir os impostos do preço final do meu produto/serviço?
  • como melhorar a precificação?
  • quais vantagens tributárias podem ser usadas?
  • como manter os benefícios fiscais que a empresa já usa sem comprometer a operação?

Escolha uma contabilidade especializada no seu segmento de atuação

Outra dica bem estratégica é contratar uma contabilidade que seja especializada no mercado que você atua e no seu tipo de negócio. O planejamento tributário pode ficar ainda mais seguro e eficiente, uma vez que esses profissionais podem ter “sacadas” específicas para o seu negócio.

Uma contabilidade especializada também pode evitar problemas, como o uso de estratégias mais agressivas que podem não valer a pena no futuro ou acabar prejudicando a empresa.

Nós da Soluzzi Contadores somos uma empresa de contabilidade digital especializada em negócios digitais e estamos sempre acompanhando de perto as tendências do mercado, trabalhando com as melhores ferramentas. A gente sabe bem o que é preciso para que a sua contabilidade fique em dia, sem limitar o crescimento do seu negócio.

Fale com um de nossos especialistas e descubra o que a Soluzzi pode fazer pelo seu negócio:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Nossos endereços

Matriz:
R. Jose Gonçalves de Moraes, 153
João Berbel III – Cravinhos/SP
Cep: 14140-000
CRC: 2SP041251/O-0

Filial:
R. José Leal, 549
Alto da Boa Vista – Ribeirão Preto/SP
Cep: 14025-260
CRC: 2SP043269/O-4

Não deixe seu negócio sem uma CONTABILIDADE ESPECIALIZADA

Solicite uma proposta agora!