Transformação Digital: Mude ou Sofra duras consequências

Tempo de leitura: 13 minutos

Você cogita empreender no mercado digital, mas ainda tem dúvidas se essa é a melhor opção para o seu negócio? A transformação digital chegou com tudo. E, infelizmente, quem não se adaptar vai ficar para trás.

E posso lhe garantir que a sua concorrência está em constante processo de transformação, sempre buscando inovar os seus processos através da tecnologia.

Saiba que a inovação é um dos pré-requisitos para o seu empreendimento crescer e se consolidar.

Em resumo, a verdade é uma só: se você decidiu empreender, não pode entrar no jogo para perder. 

Para isso, estar alinhado às práticas do mercado é imprescindível.

Só para você ter uma ideia da importância da transformação digital nas empresas, saiba que há pelo menos 5,1 bilhão de pessoas têm celular no planeta.

Além disso, 90% dos dados disponíveis no mundo foram criados nos últimos dois anos.

Em média mais de 40 mil pesquisas são realizadas a cada segundo no Google. E isso representa em média 3,5 bilhões de pesquisas diárias.

Há uma presença digital muito forte nas nossas vidas, não tem como negar!

Logo, onde o seu público estiver, o seu empreendimento deve estar também!

Portanto, hoje, quero compartilhar contigo a importância da transformação digital e também a melhor forma de aplicá-la no seu empreendimento. 

Dito isso, veja os tópicos que a Soluzzi preparou para você logo abaixo:

  • O que é transformação digital nas empresas?
  • Principais motivos que farão você adotar a transformação digital logo
  • Transformação Digital: como colocá-la em prática
  • Conheça a Soluzzi!

O que é transformação digital nas empresas?

A transformação digital é uma mudança de mentalidade. Afinal, ocorre de forma estrutural e altera a cultura de um negócio. Ou seja, deve ser aplicada e monitorada pelos responsáveis do empreendimento e estar presente em todas as ações tomadas. Sua premissa é o uso da tecnologia como forma de revisitar processos, promover otimização e economia, associada à uma boa gestão.

Aqui preciso chamar a sua atenção para o seguinte: se você achou que a transformação digital nas empresas se resumem apenas a criação de redes sociais e/ou site para o seu negócio, você se enganou completamente.

Apesar desse assunto ser algo relativamente novo, esse tipo de mudança, como citei anteriormente, é estrutural e deve ser pensada estrategicamente para o empreendimento.

Além disso, a transformação digital não é algo exclusivo para empresas focadas exclusivamente em tecnologia. Logo, deve estar presente em todas as áreas.

No caso do empreendedor digital, é imprescindível.

Muitos associam a transformação digital a grandes investimentos, mas não é bem assim.

Como está mais atrelada à mentalidade e ao alinhamento do negócio às inovações tecnológicas, é necessário que o empreendedor esteja atento não só às novidades, mas ao perfil do seu empreendimento, contexto vivido e suas aplicabilidades.

Assim, poderá adaptá-la conforme a sua realidade e, aos poucos, investir cada vez mais nos seus processos.

Logo, é descobrir a real necessidade do seu empreendimento e alinhá-lo à tecnologia. E tudo isso associado à uma gestão direcionada à transformação digital.

Principais motivos que farão você adotar a transformação digital logo

transformação digital

Saiba que são 2 os principais motivos para  você realizar a transformação digital.

Atente-se para que, ainda hoje, você comece a elaborar a estratégia que será responsável por decisões mais rápidas e assertivas no seu empreendimento!

Descubra quais são esses pontos seguir:

Eficiência nos Processos Operacionais

Os processos internos irão mudar da água para o vinho quando você adotar a transformação digital.

Eles se tornarão mais eficientes e, consequentemente, mais simples

Dessa forma, você poderá focar naquilo que realmente importa, a sua principal atividade, e deixar aquelas, as complementares, que consomem muitos recursos, por conta da tecnologia.

Assim, você aumentará exponencialmente a sua produtividade.

E quem não deseja isso, não é mesmo?

Como disse anteriormente, quero compartilhar contigo um jeito simples de promover grandes mudanças no seu empreendimento.

Portanto, um jeito prático de promover a transformação digital nas empresas é avaliar todos os processos envolvidos no mesmo e buscar ferramentas gratuitas que permitam automatizá-lo.

Como exemplo, posso citar:

  • Asana: esse aplicativo permite que você e os seus colaboradores, caso os tenha, mantenha atualizadas as atividades demandadas em uma única plataforma. Isso facilita a manutenção da produtividade do grupo sem gastar tempo;
  • Bizagi Modeler: serve para modelagem de processos de negócios. Ou seja, permite avaliar os processos organizacionais de forma simples e promover melhorias continuamente.

Experiência do Cliente

Tenha em mente que tudo na sua empresa irá colaborar para a experiência do cliente.

É necessário que você internalize isso, pois, tudo em um empreendimento está conectado e colabora para uma boa ou má percepção do seu negócio no mercado.

Dito isso, de forma ainda mais específica, a ação mais direta que você poderá tomar para promover uma ótima experiência para o seu cliente é conhecê-lo.

E, para isso, você precisará coletar informações a seu respeito.

Muitos empreendedores, que estão aplicando a transformação digital nas empresas, costumam coletar essas informações através das redes sociais e, dessa forma, transformam esses dados aleatórios em inteligência de mercado.

Isso é importante, pois lhe permite compreender o que deixa o seu cliente satisfeito ou não. 

Assim, você será capaz de criar inúmeras estratégias para trabalhar a imagem do seu negócio de forma a aproximar o cliente, torná-lo cada vez mais fiel, fortalecendo os laços com ele.

Após isso, é necessário definir estratégias específicas para o processo de venda, onde você deverá avaliar as necessidades do cliente e alinhar às suas expectativas uma boa comunicação

Descubra alguns recursos que irão colaborar para a experiência do cliente a seguir:

  • E-mail Marketing
  • Chatbots
  • Dispositivos móveis
  • Aplicativos

Se você não vê a hora de descobrir de forma mais essencial o que é necessário para aplicar a transformação digital, veja o próximo assunto!

Transformação Digital: como colocá-la em prática

A transformação digital não é algo simples. Afinal, você já sabe que esse processo está diretamente ligado a uma mudança de mentalidade associada às inovações tecnológicas e o contexto vivido pelo seu negócio.

Portanto, os pontos que trago a seguir possuem um caráter elementar. Logo, você deverá refletir bastante sobre como aplicá-los no seu empreendimento, visto que essas ações irão nortear o mesmo.

Descubra quais são esses pontos a seguir:

Defina as crenças da empresa

Como já foi dito até aqui, a mudança de mentalidade é o primeiro e mais importante passo para que a transformação digital possa ocorrer do seu empreendimento e conquistar o objetivo desejado: está alinhado às práticas do mercado, desfrutar de segurança, agilidade e economia.

E, para isso, a mudança precisa ocorrer de dentro para fora.

Ou seja, você, responsável pelo empreendimento, deve orientar e reforçar a todo momento a necessidade de uma postura que priorize práticas tecnológicas, inovadoras, que otimizem processos internos e promovam o alcance do resultado desejado.

Observação: não se limite apenas a adoção dos canais digitais (redes sociais, blog e site) o seu empreendimento. A transformação digital está associada aos processos internos do seu negócio. Ou seja, você deverá avaliar aqueles processos associados ao desenvolvimento da sua atividade para, assim, promover a otimização deles.

Foque no planejamento estratégico

Será através do planejamento estratégico que você poderá ser assertivo ao realizar a sua transformação digital.

Esse ponto é de extrema importância, pois será através dele que as ferramentas necessárias para mudança serão definidas.

Observação: o planejamento estratégico em nada tem a ver com atualizar o seu negócio em termos tecnológicos. Isso é apenas uma parte do todo. Um objetivo claro deverá ser definido e, a partir desse, você deverá construir um plano de ação para alcançá-lo e assim obter os resultados desejados.

Como exemplo de metodologia direcionada à produtividade em alguns negócios digitais, posso citar a OKR (Objectives Keys Results).

Avalie a tecnologia necessária

Nesse ponto, você precisa ser ainda mais estratégico.

E digo isso, pois, a depender do porte do seu negócio, você deverá buscar um consultor na área de tecnologia. Assim, você poderá promover a transformação digital necessária para o seu empreendimento.

Caso contrário, se o seu negócio for de pequeno porte, como mencionei anteriormente, você deverá promover aquilo que está ao seu alcance. 

Vale frisar que a prática da transformação digital nas empresas exige o seu comprometimento, pois deve ser uma busca constante. De forma similar a isso, é como se tornar um empreendimento sustentável. 

Ou seja, seu negócio precisa transpirar esse conceito dentro da sua atual realidade.

Seja transparente

Jamais tente fingir uma transformação digital no seu negócio. Afinal, se você não compreender o real significado dessa mudança e colocá-la em prática, você poderá ter um gasto maior de recursos.

Fixe isto na sua mente: para transformar-se digitalmente, o seu negócio necessita de objetivos claros e do reconhecimento dos problemas que precisam ser resolvidos, pois eles irão impedir o seu crescimento.

Agora quero te apresentar uma forma segura, rápida e prática que será fundamental na transformação digital do seu negócio e na sua paz de espírito.

Conheça a Soluzzi!

A Soluzzi é uma contabilidade digital. Uma empresa que anda de mãos dadas com as inovações tecnológicas.

Compreende bem a necessidade do empreendedor que busca se diferenciar e realizar o sonho de consolidar o seu  empreendimento no mercado.

E, por isso, promove uma experiência contábil única para seus clientes-parceiros: tomadas de decisões seguras, rápidas, assertivas e que, no fim, geram aquela paz de espírito tão desejada pelo empreendedor que costuma viver duras jornadas para alcançar o seu tão desejado sucesso.

Se você deseja saber mais como ter acesso a um time de especialistas que serão fundamentais para a transformação digital do seu negócio, não perca tempo, entre em contato conosco!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Nossos endereços

Matriz:
R. Jose Gonçalves de Moraes, 153
João Berbel III – Cravinhos/SP
Cep: 14140-000
CRC: 2SP041251/O-0

Filial:
R. José Leal, 549
Alto da Boa Vista – Ribeirão Preto/SP
Cep: 14025-260
CRC: 2SP043269/O-4

Não deixe seu negócio sem uma CONTABILIDADE ESPECIALIZADA

Solicite uma proposta agora!