Como ganhar dinheiro sendo youtuber e sem depender exclusivamente do canal

Tempo de leitura: 8 minutos

Diversos produtores digitais que apostaram em trabalhar com o YouTube conseguiram obter bons resultados financeiros. Isso porque muitos decidiram não depender exclusivamente dos ganhos diretos do canal, mas aproveitaram as oportunidades que essa visibilidade pode oferecer. Isso mesmo: se você quer saber como ganhar dinheiro sendo youtuber, é bem importante pensar fora da caixa e encontrar maneiras de ampliar a renda. 

Ter essa atitude é algo bem estratégico, uma vez que você está atuando em “território estrangeiro”, ou seja, deve seguir as regras e eventuais mudanças do Youtube. Assim, depender apenas da monetização do canal pode ser arriscado ou limitado, já que é possível trabalhar simultaneamente em outros projetos que podem estar relacionados ao seu canal.

Para te ajudar nessa missão, listamos 5 maneiras que youtubers podem ganhar dinheiro e expandir a marca pessoal ou a empresa.

Vamos lá?

5 maneiras de como ganhar dinheiro sendo youtuber

São muitas possibilidades e a cada dia surgem novidades e tendências. É importante entender que uma “atividade extra” leva a outra e que essa maturidade de negócio depende muito do crescimento do canal também. Tudo pode começar com os números do seu canal: quanto mais inscritos você tiver e um bom número de visualizações, por exemplo, mais chances você tem de expandir esse sucesso para outros meios e consolidar o seu nome ou a sua empresa. Você já deve ter percebido que muitos youtubers também são fortes no Instagram – esse pode até ser o seu caso. 

Para chegar em outros patamares, antes de mais nada é preciso colocar a mão na massa para entregar conteúdo de valor para o seu público, fazer um bom trabalho de branding e conhecer bem as métricas do canal para saber o que apresentar para eventuais parceiros.

Enquanto você constrói um negócio digital sólido, já deixe no radar as possibilidades de ganhar dinheiro além do YouTube.

#1 Ativando a monetização no YouTube

Antes de pensar fora da caixa, comece pelo básico e trabalhe com o que o próprio YouTube pode oferecer como métodos de monetização. É a maneira mais comum de ganhar dinheiro sendo youtuber. Ao participar do Programa de Parcerias do YouTube você poderá ganhar dinheiro com:

  • anúncios – receita de publicidade através da veiculação de anúncios de display, overlay e em vídeo;
  • clubes dos canais – membros do seu canal podem fazer pagamentos mensais em troca de benefícios oferecidos por você;
  • produtos do canal – seus seguidores podem comprar os produtos oficiais da sua marca divulgados nas suas páginas de exibição;
  • super chat e super stickers – fãs pagam para que as mensagens deles apareçam em destaque no chat e nas lives;
  • YouTube Premium – é possível receber parte da taxa de assinatura de um usuário do YouTube Premium quando ele assiste seu conteúdo.

Alguns desses recursos de monetização possuem requisitos de qualificação. Além disso, é preciso seguir as Políticas de Monetização de Canais do YouTube.

#2 Criando a própria linha de produtos ou infoprodutos

Com o crescimento do seu canal, você vai construindo a sua base de fãs, de seguidores, de clientes, enfim, de pessoas que gostam de acompanhar o que você compartilha. Algo bem comum entre os youtubers é aproveitar essa audiência para vender produtos próprios, desde camisetas até linha de maquiagem, ou infoprodutos, como e-books, mentorias e cursos online. Percebe como o conteúdo que você cria é uma estratégia de marketing para conseguir vender seus próprios produtos ou infoprodutos? Aqui o céu é o limite, mas para acertar na ideia é importante conhecer bem o seu público e buscar entregar algo que eles desejem ou precisem. 

como ganhar dinheiro sendo youtuber

#3 Trabalhando com publicidade

Além dos anúncios monetizados pelo próprio YouTube, existe a possibilidade de marcas procurarem pelo seu canal para ações feitas diretamente com você. As famosas “publis” que vemos com mais frequência no Instagram, também podem acontecer nos conteúdos que você produz para o canal. 

#4 Sendo influencer em outras redes

Falando em “publis”, se você quer saber como ganhar dinheiro sendo youtuber, precisa entender que é bem estratégico estar presente em várias redes sociais, pelo menos nas mais famosas ou nas que fazem mais sentido para a sua audiência. Ao levar esses seguidores para as redes vizinhas, você amplia seu trabalho e ainda tem a chance de captar novos seguidores. Certos conteúdos você pode até mesmo replicar ou trabalhar em formatos diferentes. 

#5 Trabalhando como afiliado digital

Se você é expert em determinado assunto e já está crescendo com o seu canal no YouTube, mas não possui produtos ou infoprodutos próprios, trabalhar como afiliado pode ser uma alternativa de monetização bem interessante. A ideia é procurar por produtores digitais que atuem no mesmo nicho que você e oferecer para a sua audiência infoprodutos que você considera relevantes. Esse trabalho de curadoria deve ser levado a sério, para evitar que seus seguidores se decepcionem e acabem deixando de acompanhar o seu canal.

Estou ganhando dinheiro, e agora?

Cada canal amadurece ao seu tempo. Alguns youtubers demoram um tempo para ganhar espaço, enquanto outros conseguem rentabilizar o canal de maneira mais rápida. O que não vai mudar é o fato de que, se você está ganhando dinheiro como youtuber, vai precisar dar explicações fiscais ao governo e vai precisar ter mais clareza de suas responsabilidades contábeis.

Ainda que seja uma grande tendência, os negócios digitais são relativamente novos e muitas dúvidas ainda rondam o tema. Nem todo profissional de contabilidade, por exemplo, tem a experiência necessária para atender esses empreendedores digitais

A dica mais valiosa que podemos dar para quem busca saber como ganhar dinheiro sendo youtuber, é contratar uma empresa de contabilidade que tenha experiência em negócios digitais. A contabilidade para youtubers possui características bem diferentes de uma contabilidade de um negócio físico, por exemplo.

A rotina contábil pode ficar ainda mais segura e eficiente, uma vez que esses profissionais podem ter “sacadas” específicas para o seu tipo de negócio. Além disso, uma contabilidade especializada pode evitar problemas, como o uso de estratégias mais agressivas ou até mesmo ilegais que podem não valer a pena no futuro ou acabar prejudicando o sucesso do canal.

Nós da Soluzzi Contadores somos uma empresa de contabilidade digital especializada em negócios e profissionais digitais, como youtubers. Estamos sempre acompanhando de perto as tendências do mercado, trabalhando com as melhores ferramentas. A gente sabe bem o que é preciso para que a sua contabilidade fique em dia, sem limitar o crescimento do seu canal.

Fale com um de nossos especialistas e descubra o que a Soluzzi pode fazer por você e pelo seu negócio:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Nossos endereços

Matriz:
R. Jose Gonçalves de Moraes, 153
João Berbel III – Cravinhos/SP
Cep: 14140-000
CRC: 2SP041251/O-0

Filial:
R. José Leal, 549
Alto da Boa Vista – Ribeirão Preto/SP
Cep: 14025-260
CRC: 2SP043269/O-4

Não deixe seu negócio sem uma CONTABILIDADE ESPECIALIZADA

Solicite uma proposta agora!