Contabilidade para youtubers: por que contratar e como deve funcionar essa parceria

Tempo de leitura: 9 minutos

Já não é mais novidade que os negócios digitais estão em alta. E entre tantos formatos, muitos produtores de conteúdo encontraram no YouTube uma renda extra ou uma grande oportunidade de empreender e tocar o próprio negócio. A boa notícia é que se você chegou até aqui, está no caminho certo: você quer regularizar sua empresa desde o começo ou o seu canal já é um sucesso e você precisa deixar a gestão financeira e contábil em dia e nas mãos de profissionais. Seja qual for seu caso, a contabilidade para youtubers é uma solução necessária e que fará toda diferença para o desenvolvimento e o sucesso do negócio.

Ainda que seja uma grande tendência, os negócios digitais são relativamente novos e muitas dúvidas ainda rondam o tema. Nem todo profissional de contabilidade, por exemplo, tem a experiência necessária para atender esses empreendedores. Outro fator que pode “atrasar” as responsabilidades burocráticas de uma empresa é o fato de ser muito fácil começar a produzir conteúdo na internet.

Começar um canal no YouTube depende muito mais da criatividade, do conhecimento e da constância do produtor digital do que ter experiência com a rotina empreendedora em si. É claro que existem canais que se profissionalizam desde o começo, mas é normal encontrar youtubers que foram se adaptando e aprendendo com o sucesso e com o tempo.

O que não vai mudar é o fato de que se você está ganhando dinheiro, seja qual for o tipo de atividade, precisa dar explicações fiscais ao governo. Não seria diferente para youtubers, né? E acreditamos que o objetivo é justamente esse: desenvolver um negócio mais sólido, melhorar cada vez mais a qualidade dos vídeos e encontrar maneiras de rentabilizar o seu canal. Com isso, uma hora ou outra, você vai precisar ter mais clareza de suas responsabilidades contábeis.

contabilidade para youtubers

Por que contratar uma contabilidade para youtubers?

Cada canal possui seu tempo, ou seja, alguns youtubers demoram anos para fazer o canal bombar, enquanto outros conseguem ter boa visibilidade mais rápido e, consequentemente, mais possibilidades de monetização, conseguindo atingir valores significativos bem rápido também. De qualquer maneira, você vai precisar estar em dia com seus acertos tributários. Assim, uma contabilidade para youtubers pode auxiliar em várias atividades, como:

  • no processo de abertura da empresa
  • na escolha do regime tributário
  • no imposto de renda
  • na escolha do CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica)
  • na gestão financeira

Essa assessoria é essencial para manter a casa em ordem para que você possa ter tempo de continuar a produzir seus materiais e tenha uma base sólida, ou seja, você diminui seus riscos de ter problemas com sanções e multas por estar trabalhando de maneira irregular ou por não estar em dia com suas obrigações fiscais e tributárias.

Além disso, muitos youtubers não ganham dinheiro apenas com o canal, através de anúncios no Google Adsense. Eles podem vender produtos próprios (camisetas, bonés, livros…), vender infoprodutos (e-books, cursos, mentorias…), receber comissão de marcas parceiras, receber por propagandas pagas diretamente pelos anunciantes, fazer publicidade em outras contas, como no Instagram, e por aí vai. São MUITAS possibilidades e pode ter certeza que uma coisa vai desencadeando a outra.

Para alinhar tudo isso é preciso contar com uma contabilidade que tenha muita experiência em negócios digitais e consiga assessorar da melhor maneira o empreendedor digital, equilibrando as obrigações, mas também buscando maneiras legais de pagar menos impostos.

Se você ainda tem dúvidas se precisa ou não de uma contabilidade para o seu canal, coloque na balança algumas questões:

  • eu tenho tempo para cuidar disso sozinho?
  • eu tenho conhecimento para organizar o que for necessário e cumprir com minhas obrigações?
  • eu já consigo ganhar dinheiro com o Youtube – direta ou indiretamente?

É bem provável que você descubra que precisa, sim, de uma empresa de contabilidade especializada em youtubers para cuidar da contabilidade do seu negócio!

Nós da Soluzzi Contadores, por exemplo, somos uma empresa de contabilidade digital especializada em negócios e profissionais digitais, como youtubers. Estamos sempre acompanhando de perto as tendências do mercado, trabalhando com as melhores ferramentas. A gente sabe bem o que é preciso para que a sua contabilidade fique em dia, sem limitar o crescimento do seu canal.

Como deve funcionar a parceria entre contador e youtuber

Assim como qualquer vínculo de trabalho, é importante ter confiança e um bom alinhamento para que todo mundo saia ganhando. Algumas coisas práticas que precisam ser organizadas:

  • fazer um contrato de trabalho;
  • estabelecer quais canais de comunicação vocês vão usar e horários;
  • determinar as responsabilidades de ambas as partes;
  • definir prioridades;
  • ter cuidado com prazos – isso vale para os dois lados, ok? Se o contador pedir para você entregar documentos até determinada data, por exemplo, faça o possível para cumprir.

E reforçando: avalie contratar uma empresa de contabilidade que tenha experiência em negócios digitais. A contabilidade para youtubers possui características bem diferentes de uma contabilidade de um negócio físico, por exemplo. A rotina contábil pode ficar ainda mais segura e eficiente, uma vez que esses profissionais podem ter “sacadas” específicas para o seu tipo de negócio. Além disso, uma contabilidade especializada pode evitar problemas, como o uso de estratégias mais agressivas ou até mesmo ilegais que podem não valer a pena no futuro ou acabar prejudicando o sucesso do canal.

Depois de contratar o serviço de contabilidade, o trabalho será contínuo, mas alguns pontos vão acabar exigindo mais atenção:

Pessoa Física ou Pessoa Jurídica

A empresa de contabilidade para youtubers deve indicar o melhor cenário para o seu momento atual. Juntos vocês vão avaliar se é melhor seguir trabalhando como Pessoa Física ou se já vale a pena atuar como Pessoa Jurídica – a tributação pode ser muito menor em vários casos.

Tipo de empresa, CNAE e regime tributário

Essas questões são fundamentais durante o processo de abertura da empresa e também para seguir com as obrigações tributárias. Essas escolhas também dependem do seu momento atual: você pode começar como MEI, por exemplo, ou já abrir uma Microempresa. O faturamento e a classificação da atividade também influenciam nessas decisões.

De modo geral, o Simples Nacional acaba sendo um regime vantajoso para diversos youtubers, mas para garantir que o youtuber pague menos impostos, é interessante que a empresa de contabilidade tenha experiência também em planejamento tributário, assim ela consegue fazer uma melhor gestão do pagamento dos tributos e ainda reduzir legalmente a carga tributária. Essa estratégia também é chamada de elisão fiscal.

Dica legal sobre o CNAE: existe mais de uma classificação que pode englobar empresas de youtubers, mas a de “Editor de Vídeo Independente (CNAE 5912-0/99)” que habilita “atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão” faz parte da lista do MEI. Ou seja, o youtuber que quiser se formalizar com esse código pode se enquadrar como Microempreendedor Individual – atenção apenas com o limite de faturamento, que é de R$ 81 mil por ano.

Gostou de saber mais sobre contabilidade para youtubers? Fale com um de nossos especialistas e descubra o que a Soluzzi pode fazer por você e pelo seu negócio:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Nossos endereços

Matriz:
R. Jose Gonçalves de Moraes, 153
João Berbel III – Cravinhos/SP
Cep: 14140-000
CRC: 2SP041251/O-0

Filial:
R. José Leal, 549
Alto da Boa Vista – Ribeirão Preto/SP
Cep: 14025-260
CRC: 2SP043269/O-4

Não deixe seu negócio sem uma CONTABILIDADE ESPECIALIZADA

Solicite uma proposta agora!