O NIRE é realmente necessário para a abertura da empresa?

Tempo de leitura: 16 minutos

Se você deseja montar o seu negócio, descobrir o que é NIRE e o porquê ele é tão necessário para alcançar esse objetivo será imprescindível.

Vale ressaltar que, para abrir um empreendimento, antes de tudo, é necessário ter organização, andar conforme as leis e ser transparente — acima de tudo.

E tudo isso está associado à obtenção do NIRE e cumprimento do passo a passo para a regularização da sua empresa.

Afinal, formalizar um negócio transmite seriedade e segurança, ou seja, confiabilidade para clientes, fornecedores, credores, colaboradores — de um modo geral, todos os parceiros presentes no mercado.

Assim, ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), uma empresa regularizada, emitir nota fiscal e permitir que todos os interessados no seu empreendimento realizem uma consulta da certidão negativa da sua empresa para ver se a sua situação está regular, só poderá ocorrer se antes você tiver o NIRE.

E digo isso, pois o mesmo faz parte da etapa inicial para a formalização de um empreendimento.

Portanto, se deseja abrir um negócio, seja tradicional ou digital, conhecer o que é o NIRE, sua importância e como obtê-lo, será imprescindível para concretizar o seu sonho.

Dito isso, conheça mais sobre esse assunto nos tópicos selecionados especialmente para você a seguir:

  • O que significa NIRE?
  • Vantagens do NIRE
  • Documentos necessários para a obtenção do NIRE
  • Descubra a sua Junta Comercial
  • NIRE: como fazer consultas
  • Como conseguir o NIRE e abrir uma empresa rapidamente
  • Conheça a Soluzzi!

O que significa NIRE?

O NIRE, Número de identificação do Registro de Empresas, representa um código composto por 11 números responsáveis por comprovar a existência de um negócio oficialmente. Essa composição de onze dígitos representa o estado — unidade de federação (UF) — de onde a empresa se origina, tipo de empresa e o último dígito serve para sua verificação.

Essa numeração será emitida pela junta comercial do estado onde a sua empresa será criada.

De um modo geral, é através do NIRE que você poderá ter acesso ao CNPJ, em seguida, aos alvarás de funcionamento e, depois, à inscrição estadual.

Esse número de identificação e registro foi instituído no ano de 1994. Era necessário para empresas atuantes no setor comercial, mas com a Lei 13.874/2019 a obrigatoriedade deixou de existir.

Observação: o NIRE e a inscrição estadual não são a mesma coisa. A inscrição estadual serve principalmente para negócios que comercializam produtos de forma regularizada e, assim, precisam cumprir com a obrigação devida ao pagar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Aqui vale ressaltar que você poderá optar por uma solução digital para obter o seu NIRE de forma rápida, prática e desfrutar de segurança — além de paz de espírito.

Vantagens do NIRE

o que significa nire

Após descobrir o que significa NIRE e que, atualmente, não há obrigatoriedade para tê-lo, devo ressaltar que o negócio que tiver esse número terá algumas vantagens.

Portanto, descubra logo abaixo as principais vantagens de se ter o NIRE:

  • Utilizado como comprovante de abertura;
  • Utilizado para modificar e adicionar atividades cadastrais;
  • Utilizado como comprovante de funcionamento do empreendimento;
  • Diante as fiscalizações, assegura a legalidade das atividades;

 

Observação: para o microempreendedor individual (MEI), esse número poderá ser utilizado para alterar dados do CNPJ (valor do capital social e nome fantasia). Além disso, é de fácil emissão.

Documentos necessários para a obtenção do NIRE

Para obter o NIRE, antes, você deverá verificar na Junta Comercial se há outra empresa com o mesmo nome que deseja colocar.

Por isso, não se esqueça de verificar seu nome fantasia (nome que aparecerá na sua logomarca, site, fachada do empreendimento, etc).

Descubra a seguir os principais documentos para esse registro:

  • Cópia do documento de identidade do titular ou administrador (autenticada);
  • Contrato Social, Ata de Assembléia Geral de Constituição ou Requerimento de Empresário Individual;
  • Requerimento padrão da Junta Comercial;
  • Ficha de Cadastro Nacional;
  • Guia de Recolhimento e Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

 

Observação: você poderá consultar as informações básicas do seu empreendimento na Junta Comercial após a aprovação dos documentos para qualquer pessoa. Isso será importante, pois esse registro possibilitará a divulgação sobre a abertura da empresa e sua regularidade.

Descubra a sua Junta Comercial

Você já descobriu os principais pontos que fazem do NIRE algo vantajoso para o seu negócio.

Além disso, tomou conhecimento também sobre a sua relação com a Junta Comercial, órgão responsável pelo armazenamento, organização e registro das empresas que exercem suas atividades de forma legal.

Portanto, para facilitar ainda mais o seu processo de abertura de empresa, a Soluzzi preparou uma tabela com as principais Juntas Comerciais do Brasil a seguir:

ESTADO

Acre

Alagoas

Amapá

Amazonas

Bahia

Ceará

Distrito Federal

Espírito Santo

Goiás

Maranhão

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Minas Gerais

Pará

Paraíba

Paraná

Pernambuco

Piauí

Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Sul

Rondônia

Roraima

Santa Catarina

São Paulo

Sergipe

Tocantins

Observação: cada Junta Comercial poderá definir a sua taxa a ser cobrada e os prazos de entrega. Por isso, atente-se!

NIRE: como fazer consultas

Se você já abriu o seu empreendimento e deseja consultar o seu NIRE, saiba que com o seu CNPJ, através do site da Junta Comercial onde ocorreu o registro do negócio, poderá realizá-la.

Caso contrário, você poderá se dirigir até a Junta Comercial, pessoalmente, e solicitar a consulta.

Porém, convenhamos: isso vai te custar tempo. 

E, hoje em dia, com tantas facilidades na palma da sua mão, que podem resolver esse problema facilmente, não faz sentido gastar tempo, um recurso tão valioso, a toa, certo?

Se você for Microempreendedor Individual, poderá fazer a consulta através do Portal do Empreendedor.

Entretanto, de um modo geral, você poderá consultar o NIRE do seu empreendimento da seguinte forma:

  1. Ao utilizar a Jucesp, por exemplo, você deverá acessar o site dessa junta comercial;
  2. Procurar a opção “Pesquisar Empresas”, campo que está no lado esquerdo da página;
  3. Em seguida, digitar a Razão Social ou Nome da Empresa que você irá consultar;
  4. Preencher os caracteres de segurança solicitados;
  5. Clicar em consultar;
  6. Agora veja o NIRE e o respectivo município da empresa, juntamente com o nome da mesma;

 

Observação: caso queira mais informações sobre a empresa, clique no NIRE. Caso tenha apenas o CNPJ (se a empresa já estiver aberta) acesse o site da Receita Federal, adicione o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e realize a consulta. Dessa forma, haverá informações diversas sobre o negócio pesquisado.

Como conseguir o NIRE e abrir uma empresa rapidamente

São muitas as decisões que você precisa tomar ao longo do dia, não é mesmo?

E você já sabe que o NIRE é um dos primeiros passos a ser dado por você para realizar o sonho de empreender.

Para você que possivelmente deseja ser um empreendedor digital, creio que busca por tomadas de decisões cada vez mais rápidas e práticas.

Afinal, isso permitirá que você tenha mais tempo para focar na atividade principal do seu negócio, aquela que lhe proporcionará os melhores resultados e, além disso, será fundamental para que você possa desfrutar de momentos duradouros com a sua família e seus amigos.

Portanto, se é isso que você deseja, uma contabilidade digital será a opção ideal para que possa desfrutar do seu intento.

E digo isso, pois uma contabilidade digital, por estar em um mesmo ambiente que o do seu negócio, o virtual, conhecerá os seus desafios, suas angústias e mais: a melhor solução para resolver os seus problemas — no que se refere às informações contábeis.

Dito isso, atente-se ao próximo tópico, pois quero compartilhar algo que será um divisor de águas na sua vida como empreendedor digital e, além disso, impactará positivamente o seu empreendimento.

Conheça a Soluzzi!

A Soluzzi é uma contabilidade que surgiu alinhada às necessidades do empreendedor.

Afinal, o mundo atual vive em constante mudança, onde o mercado necessita de decisões cada vez mais rápidas e seguras.

Por isso, não atender a essas expectativas é abrir espaço para sua concorrência te passar para trás.

E não é isso que você deseja, certo? 

O NIRE é apenas um dos assuntos que, de um modo geral, a contabilidade digital é capaz de resolver de forma simples e rápida.

Assim, estar atento ao digital, às suas novas ferramentas e soluções, lhe permitirá uma vantagem competitiva considerável no mercado.

A contabilidade digital da Soluzzi anda de mãos dadas com a tecnologia, mas sem deixar de lado o olhar humanizado para tratar das empresas parceiras.

Grave isto: você precisa utilizar a tecnologia de forma consciente, ao seu favor! A contabilidade é a linguagem do mundo dos negócios, ou seja, ter acesso às informações contábeis com transparência e segurança é imprescindível para uma tomada de decisão assertiva.

E uma contabilidade digital é imprescindível para isso.

É através dela também que processos serão organizados, simplificados e você poderá focar na sua atividade principal, aquela que gera a maior receita para o seu negócio.

Não haverá motivos para dor de cabeça, nem stress na abertura do seu empreendimento, desde que você aja de forma estratégica e, consequentemente, faça as escolhas certas!

Para quê perder tempo, noites de sono e sofrer com decisões que podem ser decorrentes de informações duvidosas se você pode resolver tudo isso tranquilamente?

Portanto, se deseja conseguir o seu NIRE e se tornar um empreendedor digital, entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre como ter acesso a todas essas vantagens!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Nossos endereços

Matriz:
R. Jose Gonçalves de Moraes, 153
João Berbel III – Cravinhos/SP
Cep: 14140-000
CRC: 2SP041251/O-0

Filial:
R. José Leal, 549
Alto da Boa Vista – Ribeirão Preto/SP
Cep: 14025-260
CRC: 2SP043269/O-4

Não deixe seu negócio sem uma CONTABILIDADE ESPECIALIZADA

Solicite uma proposta agora!