Abrir conta PJ online: por que é importante e como escolher a melhor conta digital

Tempo de leitura: 8 minutos

Quem começa a empreender já deve imaginar que não faltam detalhes para serem resolvidos, principalmente quando o negócio está apenas começando. O processo de abertura da empresa, trabalhar no planejamento estratégico e divulgar o trabalho são só algumas etapas que o empreendedor precisa cumprir. Enquanto isso, é normal que a parte financeira fique de lado, bem como a decisão de abrir conta PJ online.

O ideal é ter um bom planejamento financeiro desde o começo do negócio, mas muitos empreendedores passam a se preocupar com isso apenas quando realmente estão faturando, o que pode variar de empresa para empresa. Ainda assim, uma hora ou hora, será interessante ter uma conta jurídica, principalmente para profissionalizar sua gestão e não misturar as contas da empresa com suas contas pessoais – essa confusão é um dos principais erros que um empreendedor pode cometer!

Mas, afinal, o que é uma conta PJ e qual a diferença da conta pessoal?

Como o próprio nome sugere, uma conta PJ é uma conta bancária desenvolvida para empresas, ou seja, para quem é Pessoa Jurídica e possui um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Empresas formalizadas podem aproveitar essa modalidade, que normalmente oferece funcionalidades diferentes de uma conta pessoal.

As diferenças entre uma conta e outra dependem do banco escolhido, mas de modo geral, a conta pessoal é aberta no CPF de uma pessoa e a conta PJ é aberta no CNPJ e é desenvolvida para atender demandas específicas de empresas, como emissão de boletos e do extrato OFX, muito utilizado em escritórios de contabilidade.

Assim como uma conta pessoal, é possível abrir uma conta PJ online ou física. As contas digitais são uma ótima opção, já que é possível resolver tudo pela internet, sem precisar ir a uma agência física.

Abrir uma conta jurídica é uma decisão muito estratégica e é um passo importante em direção ao crescimento da empresa. Além disso, é importante ter em mente que certas empresas exigem uma conta jurídica para pagar fornecedores, ou seja, dependendo da sua área de atuação, não ter uma conta PJ pode ser arriscado.

5 motivos para abrir conta PJ online

Você vai separar as finanças da empresa das finanças pessoais

Regra número #1 da administração de um negócio, e ainda assim, é um erro bem comum! A melhor maneira de separar as finanças é abrindo uma conta jurídica. Digamos que é o primeiro passo, já que esse hábito pode ser desafiador, mesmo para quem já possui contas separadas.

Não separar as finanças pode resultar em alguns problemas, como:

  • a empresa pode ficar sem capital de giro, fluxo de caixa ou investimento;
  • o empreendedor pode perder o controle do que é gasto em cada conta;
  • o empreendedor pode deixar de investir na própria empresa, para cobrir apenas gastos pessoais.

É um passo para ter mais maturidade financeira

Profissionalizar a gestão financeira do seu negócio é um sinal de maturidade financeira, ou seja, é algo que mostra a disposição do empreendedor em deixar as finanças da empresa mais organizadas. Essa maturidade é um grande passo para o crescimento dos negócios, uma vez que o financeiro é um dos pilares mais importantes de qualquer tipo de negócio.

Você pode ter acesso a linhas de créditos melhores ou outros produtos financeiros

Ao optar por abrir conta PJ online, você pode aproveitar os benefícios e os produtos oferecidos pelos bancos, que acabam sendo específicos para as empresas. Taxas de juros menores, cartões de débito, cartões de crédito, programas de fidelidade, consórcios, investimentos, emissão de boletos, transações gratuitas e por aí vai.

As finanças ficam mais organizadas, principalmente se a empresa possui sócios

Dependendo do tipo de empresa que você possui e da quantidade de sócios, é ainda mais importante ter uma conta jurídica, para evitar uma confusão entre os patrimônios. Um exemplo prático, para uma empresa com dois sócios: um deles utiliza a conta da empresa e o cartão corporativo para pagamentos pessoais, ou seja, desorganiza as finanças pessoais e jurídicas. Isso pode resultar em perda da proteção dos bens dos sócios, ou seja, seus bens pessoais podem sofrer ações judiciais, como em casos de dívidas ou falência da empresa.

Você poderá automatizar controles financeiros e facilitar a contabilidade

Ao abrir uma conta PJ online você terá mais controle do fluxo da movimentação financeira do seu negócio, além da possibilidade de realizar a conciliação bancária, para comparar saldo, entradas, saídas, extrato e outras demandas. Ter as informações organizadas dessa maneira facilita a contabilidade do seu negócio, incluindo informações sobre tributos e outras despesas.

Principais bancos digitais para conta PJ e como escolher

Com o avanço da tecnologia e com o aumento dos negócios digitais, escolher um banco digital para abrir conta pj online é uma saída bem interessante, principalmente por oferecer mais facilidade e praticidade para a rotina do empreendedor, que a gente sabe que costuma ser bem corrida. Entre as opções disponíveis no mercado, vale a pena conhecer e pesquisar os critérios e vantagens dos seguintes bancos:

Para escolher a melhor conta digital para o seu negócio, é importante ter em mente quais são as suas prioridades e avaliar bem os critérios, benefícios, taxas e diferenciais dos bancos. Preste muita atenção no momento da contratação, para ter certeza de que está escolhendo o banco que mais se adequa às suas necessidades como empreendedor.

Como existem várias opções de contas digitais para empresas, vale a pena também consultar com o seu contador o que pode ser mais interessante, de acordo com a maturidade do seu negócio. Se você está em processo de abertura da empresa, estude a possibilidade de já regularizar sua conta PJ também.

Nós da Soluzzi Contadores somos uma empresa de contabilidade digital especializada em negócios e profissionais digitais. Estamos sempre acompanhando de perto as tendências do mercado, trabalhando com as melhores ferramentas. A gente sabe bem o que é preciso para que a sua contabilidade e a sua gestão financeira fique em dia, sem limitar o crescimento da sua empresa.

Fale com um de nossos especialistas e descubra o que a Soluzzi pode fazer por você e pelo seu negócio:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Nossos endereços

Matriz:
R. Jose Gonçalves de Moraes, 153
João Berbel III – Cravinhos/SP
Cep: 14140-000
CRC: 2SP041251/O-0

Filial:
R. José Leal, 549
Alto da Boa Vista – Ribeirão Preto/SP
Cep: 14025-260
CRC: 2SP043269/O-4

Não deixe seu negócio sem uma CONTABILIDADE ESPECIALIZADA

Solicite uma proposta agora!