Nota fiscal do Facebook para iniciantes: veja como emitir

Tempo de leitura: 10 minutos

Investir em anúncios nas redes sociais é uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas por empresas que querem se destacar em seu segmento. No entanto, até pouco tempo atrás, eles representavam um problema para contabilidade, já que era difícil justificar esses gastos da empresa. A boa notícia é que desde 2018 é possível emitir nota fiscal do Facebook Ads, com todos os gastos realizados na conta.

Os anunciantes recebem uma nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e), gerada próxima ao início de cada mês, e esse arquivo digital ainda tem o CNPJ ou o CPF fornecido nas configurações da conta. Isso significa que você vai receber um único documento referente a todos os anúncios realizados no mês anterior e que não é possível solicitar uma nota por um período específico. Se você tiver mais de uma conta de anúncio, vai receber uma nota fiscal para cada conta.

Outra vantagem é que todos os serviços prestados pelo Facebook constam na nota fiscal, incluindo até mesmo os anúncios do Instagram. Essa regra vale também para  o Messenger, Audience Network ou outros serviços do Facebook. Assim você mantém todas as informações unificadas e pode facilmente encaminhar tudo para a sua contabilidade.

Você também não precisa se preocupar se o valor dos anúncios será alterado com a emissão de notas fiscais, pois o Facebook afirma que os impostos aplicáveis já estão inclusos no preço cobrado – você poderá ver detalhadamente essas informações na nota fiscal.

Como emitir nota fiscal do Facebook

Quem empreende sabe, ou deveria saber, da importância das notas fiscais para comprovar cada transação feita dentro da empresa. Isso vale desde para quem é MEI, até para grandes empresas. Elas são essenciais para regularizar todos os tributos ao Fisco, sem falar que contribuem para manter a credibilidade do seu negócio.

Para que você possa pegar a nota fiscal que o Facebook gera pelo valor pago pelos anúncios, basta seguir o passo a passo:

#1 Abra o Gerenciador de Anúncios da sua conta de anúncios

#2 Vá em “Cobrança” dentro do Gerenciador

nota fiscal do Facebook

#3 Clique em “Transações” e selecione “Nota Fiscal”

#4 Você verá uma listagem com todas as notas já emitidas (lembrando que em meses que não houver veiculação de anúncios, a nota fiscal não será emitida). Clique no número da nota fiscal para visualizá-la.

#5 Clique em “Imprimir NFS-e” e siga as instruções fornecidas. Neste exemplo você poderá ver quais informações constam na nota:

Perceba que a nota registra o valor gasto no mês anterior e ainda contempla informações como:

  • Serviços prestados (veiculação de anúncios)
  • Empresa que forneceu o serviço (Facebook)
  • Pessoa física ou jurídica que recebeu o trabalho

O valor da nota fiscal do Facebook é diferente do recibo de pagamento. E agora?

A emissão de nota fiscal é um processo diferente dos recibos que você recebe pelo pagamento dos anúncios. No documento fiscal consta o valor dos anúncios realizados em determinado mês. No entanto, a nota pode ser emitida em um período diferente do que você pagou, por isso pode dar essa diferença. 

Essa situação também acontece quando você utiliza o boleto bancário como forma de pagamento. Se você adicionar créditos ao seu saldo pré-pago antes que o dinheiro de fato seja usado para pagar os anúncios, o valor pago não será o mesmo da nota, uma vez que o fundo não foi totalmente utilizado.

Por que eu devo me importar com a nota fiscal do Facebook?

Se você já trabalha com anúncios para divulgar a sua empresa, produto ou serviço, certamente o seu negócio está em um patamar mais maduro. Não é todo empreendedor que está disposto a fazer esse investimento ou ainda se sente seguro para ampliar os gastos. Assim, se você anuncia, tudo indica que já passou da hora de você continuar a ignorar a contabilidade do seu negócio.

Lembrando que uma assessoria contábil é essencial para a saúde financeira e patrimonial de qualquer negócio. Se você quer ficar em dia com todas as suas obrigações, ter um negócio legalizado e focar no crescimento da empresa, não tem solução melhor do que contar com profissionais especializados.

Já se você ainda está pensando em começar a anunciar, vale a pena entender como funciona esse processo de emitir a nota fiscal do Facebook e começar a buscar por profissionais que possam cuidar da contabilidade da sua empresa. Lembrando que esse não é o único motivo que deve levar você a contratar uma empresa de contabilidade, ok? Abertura e regularização de empresas, planejamento tributário e Declaração do Imposto de Renda são apenas algumas das demandas que devem ficar nas mãos de profissionais.

Conheça a Soluzzi: contabilidade para o seu negócio

Empresas físicas e digitais, dos mais diferentes segmentos, já estão acostumadas a trabalhar com anúncios nas redes sociais. Essa atitude é excelente, pois prova que esse empreendedor ou empreendedora está antenado(a) com as demandas digitais dos consumidores e sabe o que é preciso para se posicionar.

Com seus anúncios rodando de maneira adequada e eficiente, é natural que o seu negócio comece a crescer. E sabemos bem que com crescimento as responsabilidades também aumentam. Por isso é tão importante ter um contador de confiança para te auxiliar em todo o processo. Uma empresa de contabilidade pode dar todo o suporte nos assuntos fiscais e também em outras rotinas e obrigações contábeis.

Nós da Soluzzi Contadores somos uma empresa de contabilidade digital especializada em negócios e profissionais digitais. Estamos sempre acompanhando de perto as tendências do mercado, trabalhando com as melhores ferramentas. A gente sabe bem o que é preciso para que a sua contabilidade e a sua gestão financeira fique em dia, sem limitar o crescimento da sua empresa.

Fale com um de nossos especialistas e descubra o que a Soluzzi pode fazer por você e pelo seu negócio:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Nossos endereços

Matriz:
R. Jose Gonçalves de Moraes, 153
João Berbel III – Cravinhos/SP
Cep: 14140-000
CRC: 2SP041251/O-0

Filial:
R. José Leal, 549
Alto da Boa Vista – Ribeirão Preto/SP
Cep: 14025-260
CRC: 2SP043269/O-4

Não deixe seu negócio sem uma CONTABILIDADE ESPECIALIZADA

Solicite uma proposta agora!