Tendências do e-commerce: o que esperar para 2022

Tempo de leitura: 10 minutos

2021 foi um ano de boas notícias para o e-commerce, ainda mais com a evidente retomada da economia. Só no primeiro trimestre do ano, de acordo com relatório Neotrust, as vendas no e-commerce brasileiro tiveram alta de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020. A Black Friday também teve maior adesão e chegou a um crescimento de 5% em relação à 2020. E já que tudo indica que comprar online é um hábito que veio para ficar, é bem importante estar adaptado ao futuro e ficar de olho nas tendências do e-commerce para 2022.

Vamos lá?

8 tendências do e-commerce para 2022

#1 Omnichannel

Esse é um conceito que vai amadurecer ainda mais no próximo ano. Estamos falando da integração de diferentes canais de venda e comunicação. A ideia é deixar a jornada de compra do cliente mais personalizada e garantir que a sua marca esteja presente em todos os canais que o seu cliente ideal costuma acessar.

Mais do que estar presente em diferentes canais e vender em diferentes plataformas, o conceito omnichannel promove a integração entre os canais, ou seja, oferecer uma experiência única e integrada. O atendimento centralizado é uma das suas principais características.

#2 Experiência phygital

Como o próprio nome sugere, estamos falando da junção entre físico e digital. Com o avanço da vacinação, mesmo com o fortalecimento da compra online, podemos perceber que muitos consumidores já sentem mais confiança em voltar para as compras offline, por isso não podemos ignorar nenhum desses dois universos!

Segundo o estudo “Market Review: Tendências do E-commerce para 2022”, 74% dos entrevistados já pesquisaram sobre um produto na internet, mas compraram na loja física. Assim como 84% dos consumidores afirmam ter experimentado um produto na loja física, mas finalizaram a compra em ambiente digital.

Unindo a praticidade do digital com a confiança do físico, o phygital estabelece uma conexão entre e-commerce e loja física. Isso pode acontecer por meio de ativações e experiências com mobile e displays interativos, realidade virtual e aumentada na loja e ainda entregas mais flexíveis.

Aprendendo com os grandes

Para entender ainda mais sobre as tendências do e-commerce, nada como olhar para o que os grandes estão fazendo. Um exemplo interessante é a campanha lançada pela Renner em parceria com o Snapchat. Junto com a rede social, a Renner é responsável pela implementação da primeira lente try-on no mercado brasileiro. Com ela, os snapchatters podem experimentar até três modelos de calçados comercializados pela varejista de moda por meio de realidade aumentada, usando a Snap Camera no smartphone.

#3 Voice Commerce

Mais uma forte tendência do e-commerce para o próximo ano. A compra por voz é uma prática que tem sido impulsionado pelo Google, que ajustou seu algoritmo para entender melhor as buscas feitas por voz. Anota aí: assistentes de voz como Alexa e Siri estarão cada vez mais presentes em nossas vidas. Assim, otimizar os títulos e descrições do seu e-commerce já é o primeiro passo para ter maiores chances de aparecer nos resultados de busca por voz.

#4 Imediatismo

Os consumidores vão buscar cada vez mais por prazos de entrega menores, o que pode incluir até mesmo retirada na loja. Se você quer ser mais competitivo em 2022, foque no frete do seu e-commerce. Esse perfil mais imediatista reflete também nas formas de pagamento instantâneas, como cartão de crédito e o Pix. 

#5 Chatbot

O atendimento automatizado é outra tendência que vem para ficar. Uma forte prova disso são os chatbots, que estão cada vez melhores, mais personalizados e mais detalhistas, sempre com a ideia de garantir uma boa experiência ao cliente. É possível configurar inúmeros caminhos e respostas, o que pode ajudar e muito o seu time de atendimento. Vale a pena investir em profissionais especializados para realizar o desenvolvimento e a implementação do chatbot do seu e-commerce.

#6 Inteligência Artificial

Personalização: foque nisso! Um dos motivos que fazem as redes sociais serem tão viciantes é o algoritmo que sabe bem do que gostamos e começa a oferecer resultados de pesquisa personalizados, de acordo com nossas preferências. Dentro do seu e-commerce é possível fazer isso oferecendo recomendações de produtos que tenham a ver com os interesses do seu cliente. Uma ótima estratégia para aumentar o ticket médio, por exemplo.

Mas atenção: a Lei Geral de Proteção de Dados precisa ser levada a sério. Não esqueça de ativar em seu e-commerce uma política de privacidade e um aviso de cookies.

#7 Redes sociais

Vender pelas redes sociais é outra tendência do e-commerce para 2022 que precisa estar presente em suas estratégias. O Instagram e o TikTok são apostas certas para isso acontecer. Se você ainda não tem a sua loja configurada dentro do seu perfil do Instagram por exemplo, já coloque em suas metas para 2022.

tendências do e-commerce

Outro fenômeno que vimos acontecer durante a Black Friday de 2021 foram as lives para vendas. O live commerce foi uma maneira que grandes marcas encontraram de unir entretenimento e vendas. Seguindo o exemplo dos grandes, marcas menores podem usar o perfil no Instagram, por exemplo, e fazer uma transmissão ao vivo com objetivo de venda. É uma maneira de aumentar o engajamento e ainda usar o espaço para construir um vínculo com a audiência, que pode aproveitar a live para tirar dúvidas, conhecer mais sobre a marca e, claro, comprar!

#8 Realidade aumentada

Entre as tendências do e-commerce que listamos aqui, é uma que ainda está em ascensão e que provavelmente veremos grandes marcas abrirem esse caminho. O objetivo é usar a tecnologia para oferecer uma experiência de compra mais dinâmica, em que os clientes possam “experimentar” sem tocar no produto. A indústria da moda e da decoração são segmentos que podem se beneficiar ainda mais dessa tendência.

Veja esse exemplo da Mobly, uma grande loja de imóveis online, que oferece a possibilidade de testar em 3D com o aplicativo. Repare também no aviso sobre a Política de Cookies e Privacidade, outro alerta importante que listamos neste artigo.

E então, gostou de saber mais sobre as tendências do e-commerce para 2022? A sua loja virtual está pronta para decolar no próximo ano?

Conheça a Soluzzi: contabilidade para e-commerce

Do lado de cá, estamos torcendo para que o seu e-commerce seja um sucesso em 2022! Mas também sabemos que com as vendas bombando, mais responsabilidades vão aparecer.

Não conhecer bem as práticas e regras fiscais para e-commerce pode gerar prejuízos e dores de cabeça que nenhum empreendedor quer enfrentar. Por isso é tão importante ter um contador de confiança e que seja especialista em negócios digitais para te auxiliar em todo o processo. Uma empresa de contabilidade pode dar todo o suporte nos assuntos fiscais e também em outras rotinas e obrigações contábeis.

Nós da Soluzzi Contadores somos uma empresa de contabilidade digital especializada em negócios e profissionais digitais. Estamos sempre acompanhando de perto as tendências do mercado, trabalhando com as melhores ferramentas. A gente sabe bem o que é preciso para que a sua contabilidade e a sua gestão financeira fique em dia, sem limitar o crescimento da sua empresa.

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