Plataforma da Hotmart: CUIDADO! NOVA MUDANÇA na política de pagamento

Tempo de leitura: 13 minutos
Recentemente, a plataforma da Hotmart sofreu algumas alterações que vão impactar principalmente produtores/infoprodutores e coprodutores.

Você precisa ter muito cuidado, pois, após a realização da venda na plataforma Hotmart ou similares, uma informação a respeito desse processo é gerada e encaminhada para a Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Entretanto, tanto a Hotmart como outro marketplace possuem autonomia para fazer as interpretações sobre como compartilhar com a Sefaz as informações decorrentes das vendas realizadas.

E é aí que mora o perigo

Afinal, se você não der a devida atenção a política de pagamento da Hotmart, nesse caso, vai correr sérios riscos com a malha fina, futuramente.

Observação: não se esqueça que, para acessar a plataforma da Hotmart e realizar as suas vendas, você teve que aceitar a política de pagamento. Ou seja, se você deseja continuar utilizando essa plataforma para gerar resultados, você precisa se manter atualizado (a) quanto às suas práticas.

E, por saber disso, foi que a Soluzzi, contabilidade especializada em negócios digitais, produziu um conteúdo sob medida para ajudar você a desfrutar de paz de espírito — enquanto conquista grandes resultados.

Confira os assuntos abordados neste artigo, logo abaixo:

  • O que é a plataforma da Hotmart?
  • Prepare-se para a cobrança da Receita Federal: DIMP 
  • Plataforma Hotmart: exemplo prático das novas mudanças
  • DIMP e Hotmart: descubra a melhor solução
  • Conheça a Soluzzi!

O que é a plataforma da Hotmart?

A plataforma da Hotmart é a maior plataforma digital de ensino da América Latina. Basicamente, ela permite que haja a produção e venda de conteúdos digitais. Os seus usuários são os produtores/infoprodutores, co-produtores, afiliados e consumidores. Ela está presente em cerca de 188 países e possui mais de 150 mil conteúdos cadastrados, além de milhões de alunos espalhados pelo mundo.

O marketplace da Hotmart é um ambiente totalmente integrado, que colabora principalmente com você — micro ou pequeno empreendedor.

Até porque, ela permite que, mesmo com pouco investimento, você promova as suas vendas e consiga escalar o próprio negócio.

E é justamente nesse momento que a plataforma da Hotmart cobra um percentual sobre as vendas que você realiza.

Observação: a cobrança da Hotmart só ocorre quando houver uma venda, de fato. Caso contrário, nenhuma mensalidade, nem taxa serão cobradas de você.

Entretanto, tenha muita atenção, pois o marketplace da Hotmart não se responsabiliza pelo conteúdo dos produtos divulgados.

Sendo assim, a plataforma da Hotmart serve como uma plataforma digital que estimula você a conquistar o crescimento que sempre sonhou

E isso costuma ocorrer através da promoção de produtos relacionados aos assuntos que você mais gosta. 

Os tipos de conteúdo que costumam ser comercializados na plataforma da Hotmart são:

  • Videoaulas;
  • Ebooks em PDF ou EPUB;
  • Software (.exe, .msi);
  • Imagens;
  • Scripts;
  • Audiobooks, podcasts e músicas (mp3, wma);
  • Documentos diversos (.doc, .rtf);
  • Palestras e screencasts (MPEG, FLV, MOV, WMV).

Bem versátil, né?

Além disso, confira algumas das principais vantagens que levam empreendedores a optar pela plataforma da Hotmart:

Vantagens

  • Armazenamento gratuito para os produtos;
  • Avaliação do processo de venda, inclusive da confirmação do pagamento de forma automática;
  • Avaliação de pagamentos internacionais, online, de forma gratuita;
  • Realização da entrega do produto de forma segura, para o cliente;
  • Acesso ao programa de afiliados, o que pode colaborar com o aumento considerável das vendas da empresa;
  • Pagamento automático da comissão dos afiliados, o que evita problemas e promove otimização para o negócio;
  • Para quem é afiliado, há inúmeras opções de produtos que podem ser vendidos através da plataforma da Hotmart;
  • O afiliado não vai precisar de um site para realizar a venda, apesar dessa escolha ser uma ótima estratégia. Nesse caso, basta apenas a divulgação do link do produto através das redes sociais, do blog, etc.

Para aproveitar essa gama de oportunidades, tenha muito cuidado com a emissão das suas NFs e as informações que o marketplace da Hotmart precisa enviar para a Sefaz!

Prepare-se para a cobrança da Receita Federal: DIMP

Blog Soluzzi
Ao utilizar a plataforma da Hotmart, você precisa estar atento à DIMP (Declaração de Informações de Meio De Pagamento).

Afinal, é através desse documento que um marketplace é capaz de declarar as vendas realizadas à Receita Federal.

Tenha em mente o seguinte: é importante que você emita a nota fiscal (NF) no momento em que realizar uma venda.

Essa prática é importante, pois evita que, em um dado momento, por algum acontecimento extraordinário, você realize essa emissão no mês subsequente.

Caso isso ocorra, tenha muita atenção, pois a plataforma da Hotmart vai informar à Sefaz que a venda foi realizada em um mês diferente daquele da emissão da nota.

Isso gera inconsistência nas informações prestadas.

E, desse modo, possivelmente a Receita Federal vai procurar o seu empreendimento para que você preste esclarecimentos e, quem sabe, até mesmo efetue o pagamento de multa.

Não é isso que você deseja, certo?

Inclusive, saiba que, caso você realize uma venda no final do mês de janeiro e emita a nota fiscal só no mês de fevereiro, esse tipo de inconsistência vai estar presente na sua declaração do Imposto de Renda.

Desse jeito, sem dúvidas, o Fisco vai notificá-lo(a).

E cá entre nós: ao longo dos dias, são inúmeras as obrigações que surgem para você, empreendedor que deseja crescer e consolidar o seu empreendimento…

Portanto, para focar na sua atividade-fim, sem sofrer com a burocracia oriunda das obrigações tributárias, busque o apoio de uma contabilidade-parceira.

Através desse suporte, você vai ser capaz de promover economia para o seu negócio e maximizar os seus resultados.

Plataforma Hotmart: exemplo prático das novas mudanças

Para facilitar a sua compreensão acerca das novas mudanças relativas à política de pagamento da plataforma da Hotmart, é importante ter acesso a um exemplo prático.

Por isso, confira a seguinte situação e compreenda — de uma vez por todas — essas novidades, para evitar qualquer problema para sua empresa:

O marketplace da Hotmart informou que o preço total do produto que você vende na plataforma é comunicado ao Fisco, — incluindo o valor que realmente foi pago pelo seu cliente. 

Isto é, caso ele efetue o pagamento no cartão de crédito em 12 vezes, o valor referente aos “juros” serão incluídos no preço total a ser pago.

Entendeu?!

Caso a sua resposta seja “não”, para facilitar ainda mais o exemplo:

  • Valor do seu produto: R$ 997,00
  • Juros pagos pelo seu cliente no cartão de crédito: R$ 200,00
  • Preço total do seu produto: R$ 1.197,00

A nota fiscal emitida será de R$1.197,00. E os impostos que devem ser pagos vão levar em consideração esse valor.

Vale ressaltar que o marketplace da Hotmart não considera o “valor extra” como juros.

Eles afirmam que ele se refere ao adiantamento de recebíveis.

Ou seja, basicamente, o adiantamento de recebíveis, como sugere o próprio nome, é o montante que você paga para receber adiantado (em um período de 30 dias), e que se refere aos valores que foram parcelados no cartão de crédito, pelo cliente.

Interessante, né?

Algo que precisa ficar muito claro para você é que cada um dos marketplaces similar a Hotmart possui uma interpretação a respeito de como apresentar a DIMP para a Receita Federal.

Por isso, tenha atenção não só a plataforma da Hotmart, mas a todas as outras onde você tiver produtos à venda.

DIMP e Hotmart: descubra a melhor solução

Blog Soluzzi
O novo cenário, onde a mudança na plataforma da Hotmart foi apresentada, ainda é um tanto "incerto", e leva a crer que outras modificações podem ocorrer em breve.

Afinal, muitas das plataformas digitais para produtores/infoprodutores, co-produtores e afiliados possuem suas peculiaridades com a DIMP.

E isso, naturalmente, gera mais burocracia e trabalho para você, o que consome ainda mais o seu precioso tempo

Por isso, é indispensável que você tenha muito cuidado com algumas das soluções/ferramentas que ainda podem sofrer alterações, frente a esse contexto. 

Confira quais são elas:

  • Plataforma digital;
  • Validação jurídica;
  • Emissão de notas;
  • Produto.

Apesar dessas soluções/ferramentas exigirem muita cautela, no caso de possíveis mudanças, saiba que, possivelmente, elas não vão ocorrer no curto prazo.

Independentemente disso, saiba que você tem a oportunidade de proteger o seu negócio sem sofrer por antecedência. E o melhor: você pode fazer isso ainda hoje.

Com uma contabilidade-parceira você vai usufruir das seguintes vantagens:

  • Segurança: com a utilização do que há de melhor em tecnologia contábil, você vai ser capaz de ter acesso a informações seguras, que preza por transparência e promove tranquilidade e paz de espírito;
  • Agilidade: devido a automatização de serviços até então realizados de forma repetitiva você vai ser capaz de acessar informações de um jeito rápido e prático, sem perder grandes oportunidades de negócio;
  • Evitar erros e falhas: devido a redução da mão-de-obra e a inserção da tecnologia, naturalmente você evita a possibilidade de erros e falhas, colaborando assim para a gestão de risco do seu empreendimento;
  • Atendimento humanizado: com tudo que foi mencionado acima, você terá mais tempo para focar no desenvolvimento e consolidação do seu negócio, promovendo um atendimento humanizado voltado para o sucesso dos seus futuros clientes.

Você percebe o quanto uma contabilidade-parceira é capaz de agregar valor para seu empreendimento?

Saiba que, além de lhe auxiliar a declaração das suas obrigações tributárias e orientação quanto às novas políticas de pagamento dos marketplaces, um time de contadores digitais é capaz de promover um divisor de águas na sua jornada empreendedora.

Conheca a Soluzzi!

Se o seu negócio digital está presente na plataforma da Hotmart e você deseja protegê-lo contra imprevistos, além de otimizar as suas ações para gerar mais economia e promover melhores resultados, clique no botão abaixo e saiba mais!

Gostou do artigo?

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Nossos endereços

Matriz:
R. Jose Gonçalves de Moraes, 153
João Berbel III – Cravinhos/SP
Cep: 14140-000
CRC: 2SP041251/O-0

Filial:
R. José Leal, 549
Alto da Boa Vista – Ribeirão Preto/SP
Cep: 14025-260
CRC: 2SP043269/O-4

Não deixe seu negócio sem uma CONTABILIDADE ESPECIALIZADA

Solicite uma proposta agora!