Tributação para Youtubers: será que você precisa pagar imposto mesmo?

Tempo de leitura: 13 minutos
Contabilidade para YouTuber
Nas atividades que geram renda é comum pagar tributos.

Entretanto, muitos ficam na dúvida se quem possui um canal no YouTube deve de fato realizar esse pagamento.

Afinal, na plataforma há de tudo um pouco: de vídeos de pets àqueles, os mais sérios, sobre política, ciência e afins.

Muitas vezes, a plataforma parece uma grande praça pública onde todos se expressam e, aqueles que são assertivos, conquistam olhares, atenção e, por fim, uma audiência cativa.

Inclusive, dos usuários dessa rede, talvez este seja o seu caso, alguns conseguem vender produtos e/ou serviços.

Logo, é natural que você queira saber sobre tributação para YouTuber.

O YouTube é uma grande vitrine onde quase tudo que é lançado nele possui um potencial de crescimento.

Tem gente até que afirma viver da plataforma (será que é verdade mesmo?).

Fato é: a cada dia que passa o tema “tributação para YouTubers” se torna cada vez mais relevante. 

E, por isso, você, que atua ou deseja atuar no digital, precisa ficar atento às informações sobre a plataforma que é um dos maiores buscadores da internet, após o Google.

Até porque, o formato do audiovisual se torna cada vez mais predominante por conta da sua dinamicidade.

Portanto, prepare-se para sanar as suas dúvidas, pois a Soluzzi, contabilidade especializada em negócios digitais, preparou um conteúdo sob medida para você.

Confira logo abaixo os principais assuntos ligado ao tema de hoje:

  • YouTube para ganhar dinheiro: é possível?
  • Tributação para YouTubers: quem atua na plataforma pode ser MEI?
  • Principais tipos de Natureza Jurídica
  • Tributação para YouTubers: Regimes Tributários
  • Conheça a Soluzzi!

YouTube para ganhar dinheiro: é possível?

Para saber sobre o tema “tributação para YouTubers”, primeiramente, você deve descobrir se é possível ganhar dinheiro e viver dessa plataforma. E a resposta é “sim”, de fato é possível não só ganhar, mas viver da plataforma. Entretanto, essa não é uma tarefa fácil. Para que isso seja possível, é necessário estratégia e, sobretudo, um bom suporte de contabilidade para YouTubers.

Quem não deseja ter sucesso rapidamente?

O YouTube provou que isso é possível, além de ser algo democrático. Sem dúvidas, é para todos.

Entretanto, sem estratégia, principalmente nos dias de hoje, se destacar em meio à uma multidão de pessoas, que divulga conteúdo na plataforma, é uma tarefa árdua.

Conquistar uma boa renda através do Adsense, o serviço de publicidade da Google Inc. onde os donos de websites promovem os seus serviços através de texto, imagem e vídeos, exige tomadas de decisão assertivas.

Dessa forma, você que deseja se consolidar como um Youtuber Profissional, conhecedor das vantagens da plataforma, aquele que atua de forma estratégica para conquistar seguidores, gerar audiência e promover produtos e/ou serviços, precisa de um olhar diferenciado junto ao mercado.

Assim, a depender do tipo de pessoa física ou jurídica que esse empreendedor busca, do segmento onde esse público se encontra, da solução apresentada, etc. há chances reais da concretização do seu sonho de viver do YouTube.

Tributação para YouTubers: a relação com a Fórmula de Lançamento

Tributação para YouTubers

Para chegar ao assunto “tributação para YouTubers”, de fato, é necessário esclarecer uma dúvida muito comum entre os empreendedores, principalmente os de primeira viagem: afinal, um Youtuber profissional pode ser microempreendedor individual (MEI)?

Mas antes de responder a sua pergunta, 3 assuntos precisam ficar claros para consolidar a sua compreensão. Confira-os logo abaixo:

CNAE

O código da Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) é indispensável para que você descubra se realmente a sua atividade permite que você opte pelo MEI.

Há 2 tipos de classificação para esse código:

  • CNAE Primário: se refere à sua atividade principal (core business), aquela que responde pela maior parte da receita bruta do seu empreendimento e que não pode ser menor que a do CNAE Secundário;
  • CNAE Secundário: você pode ser mais de um código secundário. Esse tipo responde pelas outras atividades que você realiza e que, certamente, conversam com a sua atividade principal.

Observação: o CNAE não só é indispensável para a definição do seu Regime Tributário, ele é tão importante que precisa constar no seu Contrato Social, uma espécie de certidão de nascimento do seu negócio.

CNPJ

O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) é o CPF das empresas. Somente após a definição do seu código CNAE e do Contrato Social é que você vai ser capaz de obtê-lo.

Apenas uma empresa devidamente regulamentada pode optar pelo MEI. E a numeração do seu CNPJ é o que comprova isso.

Principais características do MEI

  • Apenas 1 funcionário;
  • Faturamento de até R$81.000,00 anual;
  • Não pode ter sócio;
  • Declaração simplificada.

 

Observação: dentre as principais vantagens de ser MEI reside o fato de você atuar de forma legalizada, emitir nota fiscal (NF), ter a possibilidade de realizar vendas à prazo, ter acesso aos benefícios do INSS e empréstimos com juros baixos.

Feitas as devidas considerações, para que atue como Youtuber Profissional, saiba que o seu código CNAE é o 5911-1/99 – Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente. E com esse código você não pode optar pelo MEI.

Dito isso, a contabilidade para YouTubers vai ser indispensável para que você descubra qual a melhor natureza jurídica para o seu negócio.

Principais tipos de Natureza Jurídica

Ao descobrir que a sua atividade não lhe permite atuar como microempreendedor individual, para que você encontre a solução quanto ao assunto “tributação para YouTubers”, vou compartilhar contigo os principais tipos de Natureza Jurídica.

A Natureza Jurídica é o que determina a estrutura do seu negócio digital, além do funcionamento dele. Ela é diferente do porte empresarial, que, em essência, está atrelado ao faturamento da empresa.

Veja quais são os principais tipos jurídicos para você:

Empresário Individual (EI)

É todo e qualquer indivíduo que, de forma regularizada, exerça uma atividade econômica. 

Vale ressaltar que, automaticamente, deixa de ser EI quem passar a constituir uma sociedade ou  até mesmo fazer parte dela.

Sociedade Empresarial Limitada (LTDA)

Se você optar por esse tipo de sociedade, poderá ter sócios. 

Observação: cada sócio, responde de forma proporcional à divisão de cotas de participação do negócio.

Além disso, você não responde de forma ilimitada com o seu patrimônio frente às obrigações da empresa.

Costuma ser uma boa opção, desde que o seu intuito seja o de constituir uma sociedade.

Sociedade Unipessoal (SLU)

Um tipo jurídico que surgiu há poucos anos atrás. 

Tornou-se uma das melhores opções para quem deseja começar um negócio que dispõe de responsabilidade limitada, mas sem as intervenções de um sócio.

Observação: apesar do nome, nesse tipo de Natureza Jurídica, você é o único integrante da sociedade.

Ao todo, há cerca de 25 tipos de Naturezas Jurídicas. Acima, compartilhei contigo as mais conhecidas. 

Entenda que não há fórmulas prontas para a contabilidade. É por isso que uma contabilidade-parceira é indispensável para que você possa crescer como YouTuber profissional.

Tributação para YouTubers: Regimes Tributários

Após conhecer quais são os principais tipos de Natureza Jurídica, descubra os Regimes Tributários que o seu negócio digital terá à disposição.

É dessa forma que você vai ser capaz de encontrar a melhor tributação para YouTubers em parceria com a contabilidade especializada em negócios digitais.

Confira-os a seguir:

Lucro Real

Costuma ser a melhor opção de empresas de grande porte.

Alguns tipos de empresas desse porte são obrigadas a optar por esse Regime Tributário. Como principal exemplo, pode ser citado as instituições financeiras.

A tributação pode ocorrer a cada 3 meses ou anualmente.

Além disso, um ponto importante a ressaltar é que o Lucro Líquido é a base de cálculo desse regime.

Observação: é improvável que esse regime se aplique ao seu caso, caso esteja começando a empreender, tenha pouca receita e poucos colaboradores.

Lucro Presumido

Como o próprio nome sugere, esse regime é realizado de forma estimada

E isso ocorre com base no percentual relativo à atividade desenvolvida pelo empreendimento.

Costuma ser uma opção interessante para micro e pequenas empresas.

Simples Nacional

Regime Tributário que costuma fazer jus ao nome. O seu objetivo é simplificar o cumprimento das obrigações tributárias.

Porém, cuidado, pois isso só é possível desde que seja feito com a orientação de profissionais capacitados, contadores especialistas no digital.

Nesse regime, há 5 anexos com suas respectivas tabelas, onde uma delas se aplica à atividade desenvolvida pelo seu empreendimento.

Para dar passos largos com o seu canal no YouTube, descobrir qual o melhor Regime Tributário para você, focar apenas na construção da sua audiência e consolidação do seu empreendimento e assim aumentar os seus resultados, conheça a contabilidade especialista em negócios digitais!

Conheça a Soluzzi!

A Soluzzi é feita sob medida para você. Afinal, a Soluzzi é a contabilidade para YouTubers.

Uma contabilidade especializada em negócios digitais, que entende as suas necessidades e desejos, pois compartilha o mesmo universo que você.

Descobrir a melhor tributação para YouTubers é um mero detalhe, frente às inúmeras oportunidades que essa contabilidade-parceira é capaz de lhe proporcionar.

Se você deseja mais economia, melhores resultados e paz de espírito, não perca tempo, clique no botão abaixo e descubra agora mesmo como isso pode ser possível!

Gostou do artigo?

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Nossos endereços

Matriz:
R. Jose Gonçalves de Moraes, 153
João Berbel III – Cravinhos/SP
Cep: 14140-000
CRC: 2SP041251/O-0

Filial:
R. José Leal, 549
Alto da Boa Vista – Ribeirão Preto/SP
Cep: 14025-260
CRC: 2SP043269/O-4

Não deixe seu negócio sem uma CONTABILIDADE ESPECIALIZADA

Solicite uma proposta agora!